O Clube Oriental de Pechão (COP) disputa, no próximo domingo, 21 de Maio, a Taça da Europa de Marcha Atlética, que se realiza na cidade checa de Podebrady, contando com quatro representantes, que são Ana Cabecinha, Carolina Costa, Rodrigo Marques e o treinador Paulo Murta.
A premiada Ana Cabecinha irá participar na prova de 20 quilómetros Marcha no intuito de contribuir com o seu resultado individual para que a equipa portuguesa obtenha um bom resultado colectivo. Esta é a sua 6ª Taça da Europa de Marcha (31 internacionalizações), tendo sido o melhor resultado obtido em 2013 em Dudince (Eslováquia) onde obteve a quinta posição. Recorda-se que em agosto de 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Ana Cabecinha obteve uma excelente sexta posição, a melhor de sempre de um marchador português.
Carolina Costa, atleta júnior do COP é outra das representantes olhanenses, sendo a actual campeã nacional de Estrada, título obtido no passado mês de Março em S. João da Madeira. Em Podebrady, irá percorrer dez quilómetros Marcha, sendo a sua quarta internacionalização, já com mínimos para participar no Campeonato da Europa de Juniores. Tentará contribuir para um bom resultado da equipa júnior, formada pela Carolina Costa e Inês Reis (Leões da Fronteira).
Rodrigo Marques vai participar os dez quilómetros Marcha na prova de Juniores, sendo o único representante português nesta categoria. Esta será a sua segunda presença na Selecção Nacional. Com esta participação, o atleta tentará obter a marca de referência para poder participar no Campeonato da Europa de Juniores, a ter lugar em Julho na Polónia. O treinador Paulo Murta integrará a equipa técnica nacional, sendo a 34ª vez que faz parte da delegação portuguesa, técnico que já esteve em Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e da Europa, em Taças do Mundo e da Europa entre outras competições.
O presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, junta-se à direcção do Clube Oriental de Pechão para congratular os atletas pela sua integração na Selecção Nacional, desejando a todos a melhor prestação possível, estendendo os seus votos a toda a equipa portuguesa.
Recorde-se que esta é a segunda vez na história do COP que o clube contará com quatro representantes, sendo uma das instituições desportivas a nível nacional com mais atletas nesta selecção, igualando o número de 2015 em Múrcia.