Enquanto residente na região do Algarve e membro da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses decidi começar este artigo com uma metáfora de esperança, recuperando a expressão “Terra à Vista” que, como todos sabemos, está associada às descobertas por mar. Senti que esta expressão poderia simbolizar um pouco da época em que vivemos: depois da partida à descoberta que coexistia com o medo e a ansiedade, e após vários dias e meses rodeados por mar, momentos marcados pelas mais diversas atribulações, sentimentos de confusão, desesperança e até de algum desespero, os marinheiros terminavam as suas viagens a anunciar que se avistava terra. “Terra à vista” simboliza, portanto, a esperança de um porto seguro e do lançamento da âncora que permitia, por um lado, algum descanso e renovação de energia, mas também novas descobertas e investimentos.
É um pouco desta forma que vejo a atualidade e, em particular, a psicologia na região do Algarve. A Delegação Regional do Sul é uma das cinco Delegações Regionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses e representa, atualmente, cerca de 11.000 psicólogos, sendo que destes mais de 1000 são psicólogos no ativo na nossa região.
A psicologia e os psicólogos têm muito para oferecer em benefício do progresso económico e social sustentável, mas também no âmbito da prevenção e do desenvolvimento das pessoas, contribuindo para a resolução dos desafios e problemas sociais complexos com que nos deparamos. Os psicólogos, enquanto profissionais ao serviço das pessoas, individual e coletivamente, e enquanto especialistas no comportamento e nos processos psicológicos ao longo de todo o ciclo de vida, podem dar contributos de extrema relevância naquela que é a recuperação e os novos investimentos “à vista”, através de ferramentas como o Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) ou o próximo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027. É muito importante que a região possa vir a beneficiar destes apoios que estão previstos para os próximos anos, tendo em conta que esta crise pandémica afetou profundamente uma das principais atividades económicas da região e, com isso, toda a população residente, desde os adultos, às crianças e jovens, até aos seniores.
E é esta uma das razões pelas quais a Delegação Regional do Sul decidiu que a primeira edição das Jornadas da Psicologia fosse organizada no Algarve, mostrando a excelência de diversas intervenções realizadas por psicólogos e de como estas podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas, promovendo a saúde e o bem-estar, a inclusão, a educação e equidade de oportunidades da população Algarvia.
“Psicologia à vista”, digo eu agora, pois é já no próximo dia 9 de julho que irão decorrer as I Jornadas da Psicologia no Algarve (em formato online). Esta iniciativa prevê uma mostra de práticas de intervenção psicológica e da ciência aplicada à prática, bem como a entrega do prémio de Boas Práticas Distrital, que visa promover a notoriedade da intervenção psicológica e valorizar o trabalho que vai sendo desenvolvido na região do Algarve pelos psicólogos, evidenciando os seus contributos para a resposta aos desafios societais e/ou em áreas emergentes da Psicologia.
Para mais informações, poderá consultar:
https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/noticia/3497.
Programa das I Jornadas de Psicologia no Algarve
9h15 – 10h50 – Painel 1 – Saúde e Bem-Estar
– Raquel Raimundo (Presidente da Delegação Regional do Sul da OPP)
– Moderador: Luís Janeiro (Universidade do Algarve)
– A Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários – Natacha Gonçalves (ARS Algarve)*
– Serviço de Psicologia da Universidade do Algarve – Luís Sérgio Vieira (Universidade do Algarve)
– Unidade Sócio Ocupacional de Adolescentes – Elisabethe Noronha (ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve)
– Reabilitar para a vida – Isabel Pereira (Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira/Portugal Inovação Social)
10h50 – 11h00 – Pausa
11h00 – 12h25 – Painel 2 – Inclusão, Educação e Equidade
– Carla Fernandes (vogal da Delegação Regional do Sul da OPP)
– Moderadora: Cátia Martins (Universidade do Algarve)
– SER Mental – Tatiana Nogueira e Roberto Chiodelli (Associação MOJU/Portugal Inovação Social)
– Famílias UP – Ana Miranda (CDI-UP – Cooperativa de Desenvolvimento Infantil e União Parental)
– TMN: Tua, Minha, Nossa – Paulo Martins (MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida)
– Dá-me a tua pata: Terapia assistida por animais – Cláudia Gaspar e Sónia Nascimento (Associação Kokua/Portugal Inovação Social)
Moradora: Cátia Martins (Universidade do Algarve)
*a confirmar.
12h25 – 12h40 – Entrega do Prémio de Boas Prácticas – Distrital Sul 2021 (Algarve)