A implementação da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé levou a Câmara de Loulé a avançar com a candidatura ao programa Laboratórios Vivos para a Descarbonização, lançado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, ação que resultou na criação do projeto Quarteira Lab.
“De entre as soluções implementadas surgiu a promoção e monitorização da mobilidade suave, pela criação de uma ciclovia em cada um dos sentidos de trânsito e pela instalação de um sistema de contagem de pessoas e bicicletas, que pode em tempo real ser consultado”, explica a autarquia em comunicado.
De acordo com estes números, “em 2022 verificou-se um aumento de mais de 22% de peões e ciclistas, o que mostra bem a importância crescente da mobilidade suave nesta cidade”.
Entre janeiro e dezembro do ano transato, passaram junto ao cruzamento da Avenida Carlos Mota Pinto com a Rua Vasco da Gama, no território deste laboratório para a descarbonização, 942 188 pessoas e 132 756 bicicletas, valores superiores aos 754 177 e 108 599, respetivamente, registados em 2021. Este aumento de 24,9%, nos peões, e de 22,2%, em termos de mobilidade ciclável, reflete bem as sinergias geradas pelo projeto financiado pelo Fundo Ambiental com o objetivo de reduzir as emissões de CO2.
“Com o aumento acentuado da população em Quarteira durante o verão em virtude da atividade turística, não é de admirar que agosto tenha sido o mês em que se registaram os números mais elevados: foram 138 543 pessoas e 16 602 bicicletas que por aqui passarem neste período”, afirma o município.
Em termos médios diários, foram contabilizadas 2 581 pessoas e 364 bicicletas que percorreram esta área. A realização do mercado da fruta todas as quartas-feiras pode explicar que este seja o dia da semana em que mais pessoas e bicicletas tenham passado pela área de intervenção.
Apesar de não haver registo da distância percorrida, se cada um destes ciclistas tivesse percorrido todos os 900 metros de ciclovia, ter-se-ia evitado a emissão de 12,8 toneladas de CO2 caso o mesmo percurso tivesse sido feito de automóvel.
Com uma área de intervenção que compreende as Avenidas Carlos Mota Pinto e Francisco Sá Carneiro (entre a Rotunda do Polvo e a Rotunda do Terminal Rodoviário), o Quarteira Lab constitui um território que pretende responder aos desafios da sustentabilidade urbana no concelho de Loulé, que se encontra neste momento em fase de intervenção.
A construção desta ciclovia deu origem a um plano mais amplo que favorece ainda mais a mobilidade suave, com a ligação a Vilamoura, através da requalificação da Avenida Carlos Mota Pinto, para repavimentação e requalificação da ciclovia existente, resolvendo os constrangimentos encontrados com sumidouros, rotundas e atravessamentos, uma obra já concluída.
Desde que foi criada a ciclovia na cidade de Quarteira, os dados da GNR apontam para redução da sinistralidade no local. Entre fevereiro e dezembro de 2018, período em que ainda não havia ciclovia, foram registados 51 acidentes de viação dos quais resultaram 2 feridos graves e 14 feridos leves, enquanto que no período homólogo de 2019, já com ciclovia, dos 38 acidentes que aqui aconteceram, resultaram um ferido grave e dois feridos leves.
O número de acidentes diminuiu em 26%, com uma consequente diminuição acentuada de atropelamentos (-86%). Já no ano passado, foram registados 33 acidentes de viação dos quais resultaram 2 feridos graves e 13 feridos leves.
Deste modo, a boa evolução nos dados da sinistralidade mantém-se, com redução de acidentes e das lesões provocadas nos utilizadores mais vulneráveis (peões e bicicletas).