O Parlamento francês vai analisar, a partir desta semana, um projeto de lei que pretende regulamentar a ação dos influenciadores nas redes sociais.
O texto inclui restrições relacionadas à publicidade e consolida a profissão de influenciador: “uma pessoa física ou moral que usa a sua notoriedade para comunicar ao público, via meios eletrónicos, conteúdos visando fazer a promoção, direta ou indiretamente, de bens, serviços ou uma causa, em contrapartida, de lucros económicos ou vantagens de outra natureza”.
De acordo com o projeto, está proibida a promoção de bebidas alcoólicas, cigarros, procedimentos estéticos e operações financeiras. Além disso, os influenciadores deverão informar se aplicarem qualquer tipo de filtro ou edição quando o tema da foto seja sobre pessoas.
A lei também determina que as parcerias devem ser realizadas a partir de um contrato formal entre influenciador e empresa; e que menores de 16 anos devem solicitar uma autorização do Estado para trabalharem nas redes sociais.
Caso o projeto seja aprovado, os profissionais que não cumprirem poderão ser condenados a prisão e multa de 30 mil euros.