Estava a circular na autoestrada quando ouviu um barulho estranho e pouco depois percebeu que o pneu furou. Nestas situações há quem questione se terá de chamar assistência técnica ou se, por ventura, pode assegurar de forma autónoma a mudança de pneu. Caso queira pode optar por esta segunda possibilidade, apesar de ter de adotar algumas medidas de segurança.
A autoestrada é uma via com regras específicas, em que os carros podem circular a alta velocidade. Desta forma, caso precise de mudar um pneu procure ter todos os cuidados, para que possa garantir a sua segurança e a dos outros condutores.
Como trocar um pneu na autoestrada?
O código da estrada nunca faz referência às regras que devem ser cumpridas na hora de mudar um pneu na autoestrada. Ainda assim, o artigo 87.º, ao referir-se a situações de “imobilização forçada de um veículo em consequência de avaria ou acidente”, acaba por englobar a troca de pneus na autoestrada.
O primeiro passo é retirar o veículo da faixa de rodagem ou “aproximá-lo o mais possível do limite direito desta”. De salientar que as pessoas que não estiverem envolvidas na operação de reparação não devem estar na faixa de rodagem. Para além disso, ainda antes de proceder à mudança de pneu não se esqueça de colocar o triângulo de sinalização de avaria e de vestir o colete refletor.
Recorde-se que apenas pode fazer reparações simples, isto é, aquelas que são indispensáveis ao prosseguimento da marcha, como a mudança de pneus. Em caso de necessidade de reparações mais complexas contacte a assistência. O não cumprimento destas regras pode levar a uma coima que pode variar entre os 120 e os 600 euros, quando a infração for praticada em autoestrada ou via reservada a automóveis e motociclos.
Leia também: Veja como pagar SCUT e outras portagens eletrónicas em Portugal e evite coimas