O Portimonense garantiu este domingo a subida à I Liga portuguesa de futebol, ao beneficiar da derrota do Varzim frente ao Sporting da Covilhã (4-0), na 38.ª jornada da II Liga.
Depois de ter perdido durante a manhã em casa do Académico de Viseu, por 1-0, o Portimonense pôde, com a derrota do Varzim, festejar o regresso ao primeiro escalão, no qual não estava desde 2010/11, com o treinador Vítor Oliveira a garantir a quinta subida consecutiva.
O Desportivo das Aves ficou a um ponto de acompanhar os algarvios, depois de vencer em casa o Famalicão (2-0), ficando com 12 pontos de avanço – os mesmos ainda em disputa – sobre o Penafiel, equipa que ainda tem de defrontar.
Presidente do Portimonense diz que subida é marco histórico na vida do clube
O presidente do Portimonense considerou que o regresso à I Liga de futebol, após seis anos de ausência, é um marco importante para clube, cidade e Algarve, fruto de um trabalho de toda a estrutura do clube.
“Estou muito feliz e é com enorme satisfação que comemoro a subida conseguida hoje, fruto de um trabalho colectivo, sendo o treinador Vítor Oliveira, um dos principais responsáveis por mais este feito”, disse Fernando Rocha, em declarações à Agência Lusa.
Segundo o presidente do emblema de Portimão, a subida à I Liga de futebol, a quatro jornadas do final do campeonato, reflecte a qualidade do trabalho que foi desenvolvido ao longo da temporada, “não só pelos jogadores, equipa técnica, mas com toda uma estrutura de qualidade”.
“Essa estrutura está montada e vamos mantê-la para manter o clube por muitos anos na I Liga”, destacou Fernando Rocha, que aproveitou para “agradecer a sócios, apoiantes e jogadores, todo o apoio na caminhada que levou ao escalão principal do futebol português”.
Presidente da Câmara de Portimão, diz que subida é o realizar de um sonho
Para a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, a subida do Portimonense é “o realizar de um sonho”, não só pessoal, como da população, e de grande importância para o município e para o Algarve.
“Como portimonense é para mim uma enorme alegria, pois sempre mantive a expectativa de que o clube subisse este ano, depois de no ano passado ter falhado esse objectivo, ficando a escassos pontos de ascender à I Liga”, sublinhou a autarca.
Isilda Gomes agradeceu “a todos os que contribuíram para concretizar o sonho, nomeadamente à população, adeptos, responsáveis do clube, da SAD, jogadores e equipa técnica”.
Também a Associação de Futebol do Algarve (AFA) saudou o regresso de um clube da região ao principal escalão.
“O Algarve voltará a estar representado na próxima época do escalão principal do nosso futebol, por via da meritória promoção do Portimonense, que está a rubricar uma campanha a todos os títulos notável, celebrando o feito a quatro jornadas do final da II Liga”, lê-se num comunicado da estrutura algarvia, no qual acrescentam “as mais vivas felicitações” para clube e SAD do Portimonense.
A AFA enalteceu o regresso de um clube da região ao convívio entre os ‘grandes’, três anos depois da despromoção do Olhanense, apontando como objectivo a conquista do título nacional da II Liga.
“Consumada a subida, esta brilhante campanha poderá ainda conhecer novo e relevante motivo de festa, pois o título nacional da II Liga apresenta-se como um objectivo de todo exequível, expressando a AFA o desejo de ver a região celebrar de novo tal feito, com o Portimonense a repetir a façanha alcançada pelo Olhanense em 2008/09”, concluiu a AFA.