A Polícia Judiciária está esta quinta-feira na sede da Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, a fazer buscas em vários postos de trabalho. Em causa estão suspeitas de corrupção, sendo o alvo principal da operação o secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, David Xavier. A notícia foi confirmada à SIC por fontes oficiais.
A operação de buscas consiste em recolher prova que possa ser útil para esta investigação, para uma fase preliminar.
As suspeitas de corrupção recaem sobre o secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, David Xavier, que está a ser investigado por eventual prática de crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e falsificação de documentos.
O secretário terá obtido benefícios pessoais através de subornos, na aquisição para o Estado de sistemas informáticos a uma determinada empresa localizada no Norte, que também está a ser alvo de buscas.
Para além de gabinetes, os agentes da PJ também procederam a buscas domiciliárias dos alegados suspeitos. O DCIAP confirma que estão a ser alvos de buscas cinco locais , “abrangendo sociedades comerciais, empresas de contabilidade, residências particulares e organismos de administração pública”.
As diligências estão a decorrer nas regiões de Lisboa, Coimbra, Porto e Braga, informa o DCIAP através de um comunicado.
Para já, não foram constituídos arguidos e o inquérito encontra-se em segredo de justiça.
- Vídeo: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL