“Acredito que o Pedro Martins trará para Lagoa a medalha Olímpica na modalidade de Badminton”. É a convicção do presidente da Câmara, Francisco Martins, que assim se expressou na despedida do Atleta – de partida para o Rio de Janeiro, onde participará nos XXXI Jogos Olímpicos, depois de já ter estado em Londres 2012 – na tarde do dia 16 de Junho, num convívio na sede da ACD Che Lagoense entre os seus familiares, treinadores e membros do executivo camarário.
José Armando, presidente da ACD Che Lagoense, manifestou o seu agradecimento à Câmara Municipal, dizendo que “sem o seu apoio desde a primeira hora o sonho do Pedro não seria uma realidade, tendo em conta não só os custos da participação directa como os da “conquista” da presença através da competição em muitas provas realizadas pelo mundo fora”.
De realçar que a Câmara de Lagoa apoiou o projecto do Pedro Martins e do seu clube, permitindo assim fazer face às elevadas despesas que a competição e preparação exigem, criando condições para que o até agora primeiro e único lagoense presente em Jogos Olímpicos seja um exemplo para todos os habitantes da cidade.
Pedro Martins disse sentir-se “reconhecido” por terem acreditado nele e no seu valor, não tendo sido “fácil” chegar aqui pois, só com “muito trabalho e força de vontade”, conseguiu cumprir a palavra dada na primeira conversa tida com o presidente Francisco Martins e que espera corresponder com uma “boa classificação” no Brasil.
Francisco Martins recordou estar a repetir a mesma acção de 2012 – na qualidade de presidente da Junta de Freguesia de Lagoa – quando Pedro Martins foi competir em Londres e disse que sempre acreditou na sua “forte personalidade” que lhe permite ser “um atleta de excepção” e que por isso não hesitou em apoiá-lo. Finalizou a dizer que o receberá quando regressar do Brasil com a medalha olímpica.