A Federação Regional do Algarve do Partido Socialista lamenta profundamente “a morte do seu camarada Joaquim Vairinhos, antigo presidente do PS Algarve, eurodeputado e presidente da Câmara Municipal de Loulé”.
“Joaquim Vairinhos foi um líder político corajoso e permanentemente inconformado, combatente pelo Algarve, e pela sua terra – Loulé, que colocou sempre acima de tudo”, afirma Luís Graça, presidente do PS Algarve.
Os socialistas algarvios perderam “um dos seus melhores dirigentes. Um homem livre que pensava e agia pela sua cabeça, pautando a sua acção política com elevado sentido de solidariedade, tendo após o abandono das funções políticas executivas sido um exemplo de intervenção cívica e cultural”, acrescenta o líder socialista.
O ex-eurodeputado e também antigo presidente do PS Algarve era natural de Loulé, onde nasceu em 17 de Maio de 1944.
Foi professor do Ensino Básico, ingressando na política autárquica, primeiro como vereador da Câmara de Loulé, depois como presidente, cargo para o qual foi eleito em 1989.
Suspendeu o mandato naquela autarquia em 1999 para assumir as funções de deputado ao Parlamento Europeu.
O PS Algarve decidiu hastear a bandeira nas suas sedes a meia haste em sinal de luto e apresenta à “família e amigos do Professor Joaquim Vairinhos e a todas e todos os louletanos os mais sentidos pêsames pela perda e profunda tristeza que é partilhada por todos os socialistas do Algarve”.
Também o POSTAL endereça sentidas condolências aos familiares e amigos de Joaquim Vairinhos neste momento de grande dor.