Para se tornar um colosso como os principais museus brasileiros que divulgam arte pelo Instagram, existem muitos caminhos. Certamente, o principal deles envolve esforço e comprometimento.
Mas para que seu esforço e comprometimento sejam notados, é importante não começar do zero. Para tanto, você pode comprar 50 curtidas Instagram da br.buytoplikes.com, a melhor empresa para alavancar seu negócio através das redes sociais.
O crescimento de museus através do Instagram
Você pode imaginar que museus cresceram pelo Instagram devido apenas à pandemia, mas essa visão é incorreta; o CCBB, no Rio de Janeiro, por exemplo, sempre teve o Insta como um método quase exclusivo de divulgação, inclusive para promoções e afins. Em outras palavras, os museus usam o Instagram para mostrar, além de arte e diversidade, também seus próprios interesses econômicos.
Mais claro, durante a pandemia em si, muitas instituições confiaram no Instagram para também abrirem mais a porta. É o caso do CXRJ, um dos museus mais importantes do Brasil, que teve um abrupto crescimento – ao mostrar suas obras e o que era capaz, as pessoas se interessaram em vê-las ao vivo, o que tonificou suas propagandas através da rede social.
Já o MASP, em São Paulo, aposta muito nessa estratégia. Com mais de 5 mil posts no Instagram, o museu usa a rede social como uma ferramenta-chave em sua divulgação. A ideia não é só atingir as pessoas que não conhecem o museu por nome, mas sim mostrar as belíssimas artes e do que são capazes para pessoas que já conhecem o espaço e podem voltar – e isso vale ouro!
Espaços ‘instagramáveis’ nos museus
Uma das coisas mais importantes para qualquer negócio é sua divulgação. Marketing básico: quantas pessoas sabem que meu negócio existe?, e coisas assim. Pensando nisso, vários museus brasileiros entendem uma regra: a melhor divulgação são os próprios visitantes.
Assim, o Museu de Belas Artes do RJ é conhecido por ter lugares onde é permitido fotografar, criando espaços “instagramáveis”, isto é, lugares onde você sairia muito bem na foto. Essa iniciativa permitiu ao museu capitalizar em quem já o conhece, atingindo um público massivo na rede social e trazendo ainda mais pessoas ao museu. Parece simples, mas é brilhante.
Em geral, não apenas museus, mas empresas de capital fechado também têm essa ideia de divulgar ao público pelo próprio público. Entretanto, não é interessante só divulgar, é preciso captar, capitalizar, criar novos contatos, novos leads. Tais como museus e seus espaços, a exploração de novas captações a partir de conhecimento é essencial em projetos B2B.
Quais museus cresceram com o Instagram no Brasil?
- CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil);
- CXRJ (Centro Cultural Caixa Econômica do Rio de Janeiro);
- MASP (Museu de Arte de São Paulo);
- CBARJ (Centro de Belas Artes do Rio de Janeiro);
- MON (Museu Oscar Niemeyer)
É possível mencionar diversos espaços que, com a obtenção de público correta, tiveram muito mais audiência e respeito. É o caso dos já mencionados CCBB, CXRJ e MASP. O Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro também teve crescimento exponencial através da tática de “dividir para conquistar”, quando você confia o marketing do local às pessoas que desejam tirar fotos.
Em Curitiba, a administração do Museu Oscar Niemeyer confia num híbrido entre a própria divulgação como ponto turístico chave da cidade e dos espaços permitidos para fotografia. É possível fotografar e até mesmo filmar nas diversas alas do Museu; pós-pandemia, por conta dessas imagens, o espaço turístico curitibano experimentou crescimento substancial.
O fato é que o Instagram é grande aliado das pessoas que têm interesses culturais. Não apenas para vender e crescer empresas, a ideia da rede social também é conectada com cultura, arte e até mesmo música. As experiências sensoriais do museu ficam lá, e por isso você deve visitá-lo, mas as fotos e o enobrecimento da arte são proporcionados através do Insta.
O que aprendemos com museus que cresceram com o Instagram
É nítido que vivemos numa geração diferenciada; a forma de apreciar conhecimento, cultura e arte mudou. Alguns museus no Brasil se adaptaram à realidade digital e tiveram sucesso significativo. Outros, se basearam apenas na capacidade de produzir cultura e ter uma curadoria de arte para se manter.
Mas os maiores, os verdadeiros titãs dessa arte no Brasil, fazem parte do primeiro grupo mencionado. Se o MASP, provavelmente o maior recanto de artistas e atores do Brasil, tem mais de 5 mil publicações no Instagram, significa que o melhor método para divulgar promoções, arte, e diversão, é nessa rede social.
Mas não dá para ficar falando com ninguém, certo? E se você não dispõe de uma ampla curadoria de peças únicas, existem outros métodos para tornar-se popular e divulgar seu trabalho, assim como fazem os museus brasileiros.
Tornando-se um grande Instagram
Museus são lugares de apreciação de arte, e mesmo com sua fama quase inata, ainda apostam nas redes sociais para alavancar seu público. Isso prova a funcionalidade básica do Instagram: mesmo quem já é popular, pode atrair interesse.
É um fato que conseguir isso do zero é quase impossível. O algoritmo, bem como a real afinidade das pessoas em seguirem quem é mais e mais popular, diluem as chances de um negócio crescer, mesmo com tanto potencial para esse crescimento através das redes sociais.
Se lugares que têm fama inata estão se expandindo mais ainda através do Insta, imagine o que você pode fazer? A questão é por onde começar.
Com as técnicas eficazes e um pouco de inspiração, você pode fazer seu Instagram se destacar em um curto período de tempo: mais likes significam mais pessoas confiando em você e seu negócio, e também mais pessoas sendo alcançadas pelas suas publicações, especialmente as bem-feitas. Você pode criar promoções, publicar pelo marketing, ou mesmo confiar no marketing do próprio lugar!