Os famosos cães Muick e Sandy foram fotografados na tarde desta segunda-feira no Castelo de Windsor, onde a dona e Rainha Isabel II vai ser sepultada.
Com a morte da Rainha, os cães ficarão a cargo do príncipe André e da mulher, Sarah Ferguson. A informação foi avançada pelo jornal The Guardian. O Duque de Iorque é o terceiro filho da Rainha Isabel II.
Segundo a revista Newsweek serão no total quatro os cães que a Rainha: dois Corgis (Muick e Sandy), um Dorgi (um cruzamento entre um Corgi e um Dachsund chamado Candy) e um Cocker Spaniel (uma raça de cães britânica de porte médio, a Lizzie).
Com uma paixão assumida por cães, ao longo do seu reinado, acredita-se que a Rainha já tenha tido mais de 30 cães de raça Corgi, muitos deles descendentes da cadela que recebeu de presente de aniversário aos 18 anos, em 1944. Chamava-se Sue e viveu até 1959.
Os amigos de quatro patas da Rainha Isabel II
A cadela mais velha chama-se Candy e tem 13 anos. A raça é fruto de um cruzamento entre um Corgi e um Dachsund. Quando Isabel II fez 90 anos, decidiu não criar mais cães por temer que os deixasse enquanto eram novos.
Contudo, voltou com a palavra atrás quando recebeu mais dois cães do filho André: Muick e Tergos – este último morreu inesperadamente passado três meses, pelo que o filho voltou a oferecer outra cadela de raça Corgi, a Sandy.
Lizzie é o membro mais novo dos quatro. Chegou à Casa Real em janeiro deste ano.
Os cães ocupavam um lugar especial no coração da rainha Isabel II, pelo que apareciam em várias fotografias e em alguns retratos oficiais. Apareceram inclusive num vídeo onde a monarca desfilava ao lado do ator Daniel Craig, que interpretava a personagem James Bond, para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL