O verão chegou a semana passada e com ele vieram as temperaturas elevadas. O calor que se tem sentido nos últimos dias pode prejudicar os seus dispositivos eletrónicos, onde se inclui o telemóvel.
Quando o smartphone ou outro dispositivo eletrónico sobreaquece há consequências, tais como: o desempenho fica prejudicado, a bateria degradada e pode até danificar o seu dispositivo permanentemente.
As temperaturas elevadas só aumentam o risco dos nossos dispositivos ficarem prejudicados com o sobreaquecimento.
Primeiramente, torna-se necessário saber a temperatura em que um smartphone é seguro de operar. No caso do iPhone a temperatura oscila entre os 0º e os 35º.
Em dias quentes, ações como: gravar vídeos, carregar a bateria e utilizar apps que desafiem muito o processador podem contribuir para sobreaquecer o smartphone.
Uma boa forma de saber se o seu dispositivo deve ter “descanso” de si é quando está quente ao ponto de não o conseguir tocar. Nestas situações deve pousá-lo para o deixar arrefecer. Há marcas que a fim de prevenir o tal sobreaquecimento, avisam o utilizador.
O que fazer para que não haja sobreaquecimento do telemóvel?
Um dos cuidados a ter, principalmente em dias de calor extremo, é reduzir a atividade ao mínimo. Idealmente, deveria desligar o smartphone. Uma medida menos abrupta é “fechar” todas as aplicações que tem abertas ou até colocar o telemóvel em modo avião.
O smartphone deve estar sempre que possível à sombra e onde haja circulação de ar, mesmo que esteja na praia ou dentro do carro.
Quando estiver a carregar o seu dispositivo retire a capa de preferência. Se sentir que mesmo assim o telemóvel está sobreaquecido pare o processo de carregamento até o smartphone arrefecer.
Por fim, tenha o seu sistema operativo e aplicações atualizadas e utilize de preferência cabos e carregadores da marca do seu modelo de smartphone.