O Museu de Portimão recordou hoje, através das suas redes sociais, o restauro efetuado há cerca de dois anos do Jardim 1º de Dezembro e da fachada do edifício adjacente, onde funcionou a Cruz Vermelha.
Na descrição da publicação, é possível perceber que “com estas ações procurou-se dar uma nova estabilidade do ponto de vista físico e recuperar o seu valor estético”.
Destaca-se ainda que “o edifício presente no gaveto entre a rua Dr. João Vitorino Mealha e o Largo 1º de Dezembro é de edificação contemporâneo, apresentando uma decoração eclética nos seus dois pisos erigidos sob uma planta quadrangular”.
Este está presente nas memórias mais antigas dos portimonenses “como Laboratório Municipal de Análises, havendo alusões às filas de leiteiros à porta que tinham de certificar o seu produto como apto, antes de o irem vender porta a porta”. No edifício foram ainda desempenhadas as funções do serviço municipal de aferimento de pesos e medidas sendo posteriormente emprestado à Cruz Vermelha Portuguesa, que ali instalou o seu Posto de Socorro nº36.
Veja a publicação no Facebook.