Desde 2019, uma prática de utilização de viaturas descaracterizadas pertencentes a empresas privadas tem vindo a ganhar terreno na fiscalização de velocidade em França. Estes carros, dotados de equipamentos de radar, têm sido apelidados de “carros radar privados” e tornaram-se parte da estratégia de aplicação de multas no país.
A Ascensão dos Carros Radar Privados
Segundo os dados, há cerca de 385 carros radar privados em circulação, o que representa aproximadamente 9% dos 4422 radares em serviço em França. Estes veículos geraram 5,9% das multas por excesso de velocidade. Operados por indivíduos anónimos, estes condutores podem auferir até €1800 por mês, com base nos quilómetros percorridos, desviando-se do método tradicional de compensação ligado à quantidade de infrações registadas.
O Perfil do Condutor de Carro Radar Privado
Em 2024, prevê-se que novos veículos destes entrem em serviço, abrindo as portas para que qualquer condutor se candidate a esta função peculiar. O único requisito apontado é que o candidato tenha um mínimo de 10 pontos, em 12 possíveis, na carta de condução.
Identificando os Carros Radar Privados nas Estradas
Para os condutores atentos, identificar um carro radar privado nas estradas pode não ser uma tarefa impossível. De acordo com o La Nouvelle République, os equipamentos na dianteira destes veículos são reconhecíveis, e na traseira, um pequeno quadrado preto com duas câmaras é visível, especialmente à noite devido às luzes LED incorporadas. Além disso, são conhecidos nove modelos utilizados para esta missão, incluindo o Ford Mondeo, Citroën Berlingo, Peugeot 508 e 308, Volkswagen Golf e Passat, Seat Leon e Skoda Octavia.
Leia também: Está na dúvida se foi multado pelo radar? Há uma forma de saber