
Presidente da Associação
Semear Saúde
[email protected]
Se tivesse que vos dar uma única palavra que resumisse os conteúdos deste caderno de Agosto ela seria: mudança. A maioria dos artigos que se publicam neste caderno, quer seja na área da psicologia, da nutrição ou relacionados com o exercício físico, têm como principais objetivos, conscientizar e incentivar as pessoas, para que adotem comportamentos saudáveis.
Existe investigação científica que, sem margem para dúvidas, nos mostra a importância da alimentação e da prática de exercício físico para a prevenção de doenças, mas também na recuperação de muitas doenças e no aumento da qualidade de vida.
Talvez exista ainda a ideia errada de que o exercício físico só deva ser praticado por pessoas saudáveis. Errado! Sabemos que pessoas com diversas patologias, onde se incluem por exemplo as oncológicas ou a fibromialgia, deveriam pratica-lo (adaptado à sua condição/patologia) para obter todos os benefícios que este pode oferecer, que são muitos.

Uma alimentação saudável não pode ser conseguida através dos produtos que nos são disponibilizados nas cadeias de supermercados que temos a nossa disposição.
Estou perfeitamente consciente que as mudanças, sejam elas quais forem, não são fáceis. Mas sei que são possíveis e levam muito tempo a ser alcançadas. Também sei que se justifica adotar hábitos de vida saudáveis em prol da nossa saúde. Afinal, todos sabemos que uma sociedade nada é sem saúde.
Um forte abraço
(Artigo publicado na edição online do Caderno Semear Saúde)