O inglês de 27 anos, Matt Wallace, conquistou ontem, 14 de Maio, o seu primeiro título no European Tour, no 55º Open de Portugal @ Morgado Golf Resort, um torneio disputado em Portimão, depois de uma ausência de sete anos.
O sucesso no torneio levou Matt Wallace a subir à primeira divisão do European Tour, onde já aparece como 111º classificado na Corrida para o Dubai, depois de ganhar um prémio de 83.330 euros.
O inglês liderou desde a primeira volta e totalizou 271 pancadas, 21 abaixo do Par, agregando voltas de 63, 66, 73 e 69, batendo por 3 pancadas o norte-americano Julian Suri que, por seu lado, somou rondas de 67, 68, 74 e 65.
As 63 pancadas de Wallace, no primeiro dia, 10 abaixo do Par, fixaram um novo recorde do campo, superando as 64 (-9) de António Sobrinho, no Algarve Open da PGA de Portugal, em 2006.
O campeão ficou deslumbrado com o nosso país e afirmou mesmo que “Portugal é um país espantoso, lindo, com óptima comida, o tempo está bom em geral e ouvi que, em Maio, costuma estar muito bom tempo. Portugal vai passar a ter um lugar especial no meu coração a partir deste momento.”
Filipe Lima foi o melhor português
Filipe Lima foi o melhor português na competição, em 22º lugar, com 283 pancadas, 9 abaixo do Par, ficando empatado com o espanhol Álvaro Quirós, campeão do Portugal Masters em 2008, com o finlandês Roope Kakko, vencedor do último Open da Madeira em 2015, e com o inglês Aaron Rai, vencedor do Open do Quénia deste ano.
O português, residente em França, assinou voltas de 67, 71, 71 e 74, conquistando um prémio de 5.425 euros que lhe permitiram subir do 240º ao 224º posto da Corrida para o Dubai. Ricardo Melo Gouveia, apesar de ter sido eliminado aos 36 buracos, continua a ser o melhor português, ocupando o 95º lugar do ranking da primeira divisão europeia.
Na opinião do atleta olímpico português, Filipe Lima, “o Open de Portugal tem de realizar-se todos os anos. É importantíssimo, é o torneio mais antigo que temos. Têm de subir um pouco mais o ‘prize Money’, para atrair os jogadores mais importantes mas adorei vir cá outra vez”.
Ministro da Economia esteve presente no evento
Foi o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que lhe entregou a taça ao vencedor, juntamente com Miguel Franco de Sousa, o presidente da FPG. Em nome do Governo, o Ministro elogiou “o regresso do Open de Portugal” e salientou “a sua importância para o turismo e para a economia do país”.
O Open de Portugal @ Morgado Golf Resort foi organizado pelo Grupo Nau Hotels & Resorts, pela FPG e pela PGA de Portugal. O torneio conta para o ranking mundial, a Corrida para o Dubai do European Tour e a Corrida para Omã do Challenge Tour, tendo distribuído meio milhão de euros em prémios.
Na cerimónia de encerramento, marcaram presença: Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia; Augusto Baganha, presidente do IPDJ; Isilda Gomes, presidente da C.M. Portimão; Filipe Silva, administrador do Turismo de Portugal; Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve; Miguel Franco de Sousa, presidente da FPG; José Correia, presidente da PGA de Portugal; Fernando Esmeraldo, presidente da ECS Capital; Mário Azevedo Ferreira, presidente-executivo do Grupo Nau; e Miguel Vidaor, director de torneios do European Tour.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)