Está a chegar ao fim a 4.ª edição do 365 Algarve, o programa cultural do Turismo do Algarve, com a chancela das Secretarias de Estado do Turismo e da Cultura e financiamento do Turismo de Portugal.
Ao longo destas quatro edições o 365 Algarve promoveu o turismo e a cultura durante a época baixa em toda a região algarvia, envolvendo os agentes culturais e turísticos da região e com a avaliação externa da Universidade do Algarve.
Ao todo foram apresentados 1900 espetáculos, entre muitos eventos no interior da região, ao ar livre e em contacto com a natureza, que deram a conhecer o outro Algarve.
O 365 Algarve tornou possível conhecer e explorar o território algarvio em eventos peculiares, únicos, em lugares inesperados e não convencionais, sempre num ambiente intimista, proporcionando uma grande proximidade e um verdadeiro encontro entre o público e os promotores e do público entre si. Estima-se que o número total do público do 365 Algarve chegue, no final de novembro, aos 455 mil visitantes, entre os quais 93 mil representam visitantes estrangeiros.
O Jazz nas Adegas, que proporcionou ao público uma experiência e um contacto diferenciadores com os Vinhos de Silves através de um encontro com os seus produtores e a música Jazz em concertos em locais pouco usuais, valorizando assim todo o património material e imaterial deste concelho.
OO novo circo que animou as noites de Fim de Ano em Monchique e o projeto Medronho que levou o Teatro à serra e às destilarias da região e que depois do incêndio de 2018 manteve viva a memória e o trabalho no terreno, promovendo a relação com o território através da cultura do medronho e da tradição familiar, ambos com autoria do projeto Lavrar o Mar.
O Festival do Contrabando que atravessou o rio Guadiana e, ligando Alcoutim a Sanlúcar através de uma ponte flutuante, reavivou a memória coletiva que aquela região tinha do Contrabando do final dos anos 30 e início dos anos 40 do século XX e o converteu num tráfico de artes com um mercado de rua, desfiles, teatro, gastronomia e muita animação.
O LO LUZA, Festival Internacional de Luz do Algarve, que iluminou os céus e as ruas de Loulé, unindo o vasto território Algarvio da serra até ao mar, ou o Algarve Jazz Gourmet Moments que aliou verdadeiros ícones do Jazz mundial a experiências gastronómicas nos restaurantes de Lagos, Lagoa e Loulé.
E por fim o Festival da Comida Esquecida, que criou eventos gastronómicos, como os Piqueniques de Charme no interior algarvio, para trazer à memória alimentos esquecidos, muitas vezes associados à pobreza e à ruralidade ou ao esquecimento demográfico e por não serem espécies de interesse agrícola atual.
Num ano atípico como o de 2020, em que os eventos culturais foram suspensos durante alguns meses por motivos de força maior, o 365 Algarve estendeu a sua programação até ao final novembro de 2020, esforçando-se por manter o compromisso com os artistas e com o público.
Para celebrar o fim da sua 4.ª edição, o 365 Algarve propôs a várias personalidades com fortes ligações à região algarvia que partilhassem um testemunho em vídeo sobre o “seu” Algarve, uma campanha que está a decorrer nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube do programa cultural.
Mais informações sobre a programação 365 Algarve aqui.