Mais de 300 bombeiros e noves meios aéreos combatem um incêndio em Monchique que lavra desde as 13:30 numa zona de mato no lugar de Tojeiro, freguesia de Marmelete, informou a proteção civil.
Segundo o Centro de Comando de Operações de Socorro (CDOS) Distrital de Faro a “intensidade de vento” que se faz sentir no local e a “grande dimensão” que o incêndio tomou “muito rapidamente” são os maiores constrangimentos ao trabalho dos operacionais no terreno.
Veja aqui o vídeo de Filipe Duarte
A maior preocupação foca-se na frente de fogo que progredir para sul em direção ao Autódromo Internacional do Algarve, destacou a mesmo fonte, adiantado que “não há casas em perigo” nem foram cortadas estradas.
Às 17:20 havia no terreno de 309 operacionais, apoiados por 91 veículos, oito meios aéreos e várias máquinas de rasto.
O fogo dividiu-se em duas frentes a meio da tarde. O calor, baixa humidade e o vento intenso que se fazem sentir no local estão a dificultar o combate ao incêndio, que progride para sul, tendo já entrado no concelho de Portimão.
O fogo atingiu uma zona de mato e, por precaução, as autoridades estão a retirar pessoas de algumas habitações mais próximas do incêndio. Foi também evacuado um lar de idosos onde residem 12 utentes, em Pereira, concelho de Portimão. As autoridades já mobilizaram mais meios para ajudar no transporte à população com mobilidade reduzida.
O imenso fumo pode ser avistado desde Odemira a Boliqueime. Trata-se do primeiro dos grandes incêndios florestais deste ano no Algarve.
Rui André, presidente da Câmara de Monchique, disse à SIC que o incêndio se encontra “muito próximo” das habitações e algumas estruturas de apoio à agricultura que já foram consumidas pelas chamas.
De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, em declarações à SIC Notícias, está previsto o reforço de meios no terreno com a chegada de corporações de outros pontos do país.
Evacuar e distribuir 80 cães
Um pedido urgente está a ser feito nas redes sociais: “Precisa-se de vários locais e ajuda voluntária para ajudar a evacuar e distribuir 80 cães, pelo menos por umas horas. Toda a situação está a ser coordenada com a Sarah Shantala Lang e a dra vet municipal: 967 308 759″.
Entretanto, no final desta tarde, os animais foram finalmente resgatados.
Segundo o site da ANPC equipas do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais estão a combater:
17:20 – 309 operacionais – 91 Meios Terrestres – 8 Meios Aéreos – INCÊNDIO ATIVO;
16:30 – 251 operacionais – 77 Meios Terrestres – 9 Meios Aéreos – INCÊNDIO ATIVO;
15:00 – 142 Operacionais – 42 Meios Terrestres – 7 Meios Aéreos – INCÊNDIO ATIVO;
14:30 – 100 Operacionais em combate apoiados por 7 meios aéreos, INCÊNDIO ATIVO.
– Em atualização
Veja aqui o vídeo de Fernando Varela