A Organização de Produtores Madre Fruta – Centro de Vendas Hortofrutícolas, Lda, enquanto entidade formadora certificada desde 2015, anunciou o lançamento do Projeto de Formação para a Sustentabilidade na Agricultura – Algarve, destinado a melhorar as competências dos trabalhadores do setor agrícola, promovendo práticas inovadoras e sustentáveis.
O projeto, que se insere na Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Algarve, tem como objetivo “proporcionar a formação técnica e certificada para trabalhadores empregados e desempregados no setor agrícola, com foco em práticas que fomentem a sustentabilidade ambiental, social e governança”.
Com esta iniciativa, a Madre Fruta pretende “capacitar os agricultores e trabalhadores agrícolas da região, oferecendo oportunidades para aumentar as qualificações profissionais, adaptando-se às mudanças tecnológicas e organizacionais do setor”.
O projeto tem como objetivos aprofundar as competências técnicas em práticas agrícolas sustentáveis, como a gestão de recursos hídricos, agricultura biológica e tecnologias inovadoras; proporcionar certificação modular, através de Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), adaptadas às necessidades do mercado de trabalho; e apoiar o desenvolvimento regional, fortalecendo a agricultura sustentável no Algarve e promovendo a inovação no setor.
Projeto inclui uma ampla gama de formações
O projeto inclui uma ampla gama de formações, como o uso de tecnologias na agricultura, práticas de agricultura sustentável, e o desenvolvimento de competências em gestão agrícola e comercialização. Estas ações foram pensadas para atender às necessidades identificadas entre os produtores e trabalhadores do setor agrícola, garantindo que a formação seja prática e eficaz.
O projeto destina-se a trabalhadores empregados no setor agrícola que necessitam de atualização e certificação em novas práticas; desempregados que procuram requalificação profissional para melhor integração no mercado de trabalho e imigrantes que trabalham na agricultura e necessitam de formação técnica.
Com a realização de 70 ações de formação ao longo de 2024-2027, a Madre Fruta espera “formar e certificar mais de 1000 trabalhadores do setor, contribuindo significativamente para o desenvolvimento económico sustentável da região e melhorando a competitividade do Algarve no mercado agrícola”.
A Madre Fruta A Madre Fruta – Centro de Vendas Hortofrutícolas, Lda é uma organização de produtores com mais de 30 sócios, especializada na produção e comercialização de frutos vermelhos e tropicais.
A empresa é reconhecida pelo seu compromisso com “a inovação em práticas agrícolas sustentáveis e ainda pela sua certificação em formação profissional, sendo uma referência no seu setor de atividade”.
Para saber mais informações sobre o projeto e como participar basta clicar aqui.
Leia também: Saiba como pode reformar-se mais cedo e sem penalizações na pensão