Em cerimónia realizada na sala de honra do quartel dos Bombeiros de Portimão ao final da tarde desta terça-feira, tomou posse o novo comandante da corporação, Luís Miguel Gil Mestre, que desde junho de 2021 exerce as funções de coordenador municipal de Proteção Civil.
Para além do presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, Nuno Mergulhão, que empossou Luís Mestre, a mesa de honra da cerimónia foi composta pela presidente da Câmara Municipal de Portimão, pelo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Richard Marques, pelo presidente da assembleia geral dos Bombeiros de Portimão, Álvaro Bila e por José Gonçalo, representante da Federação de Bombeiros do Algarve.
No discurso de posse, o novo comandante definiu como “linhas orientadoras desta nova missão a continuidade de trabalho que tem vindo a ser realizado, numa simbiose total entre Bombeiros e Proteção Civil, projeto exemplar a nível nacional, enquanto formato privilegiado no garante de uma reposta técnica e operacional, no que diz respeito ao apoio prestado à população residente no concelho de Portimão”.
Licenciado em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Escola Superior de Enfermagem de Évora, Luís Mestre tem pós-graduação em Riscos, Planeamento e Proteção Civil, pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, e mestrado em Riscos e Proteção civil, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.
Formador externo da Escola Nacional de Bombeiros nas áreas do salvamento e desencarceramento e técnicas de emergência médica (pré-hospitalar – tripulantes de ambulância), é credenciado pelo INEM como formador em Suporte Básico de Vida Com Desfibrilhador Automático Externo (SBVDAE) e como formador de emergência médica.
Entre outras facetas, coordenou o programa de formação interno no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio para médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos de diagnóstico nas vertentes de Suporte Avançado de Vida, Suporte Imediato de Vida e Suporte Básico de vida, tendo frequentado vários cursos, seminários e workshops, em vertentes como planeamento de operações e gestão de emergências, segurança contra incêndios, gestão organizacional, estado-maior, técnicas de apoio à decisão, sistemas de coordenação, comando e controlo, incêndios rurais, incêndios urbanos e industriais, salvamento e desencarceramento, etc.
Vida dedicada à proteção civil
Proveniente da carreira de bombeiro, iniciada no ano de 1988 em Almodôvar, transferiu-se em 2003 para o corpo de bombeiros de Portimão, onde um ano depois foi nomeado para o cargo de adjunto de comando e em 2005 para 2.º comandante, sendo reclassificado em 2010 na carreira de oficial bombeiro.
Entre 1 fevereiro de 2001 e 31 de dezembro de 2009, desempenhou as funções de chefe de equipa na urgência do atual CHUA-Centro Hospitalar Universitário do Algarve, a que se seguiu até 31 de maio de 2017 a chefia de equipa na respetiva unidade de cuidados intensivos, além de outras responsabilidades.
A partir de 2015, passou a exercer as funções de adjunto de comando no Corpo de Bombeiros de Portimão, sendo desde 1 de junho de 2017 técnico superior no Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, com responsabilidade direta pelo Gabinete Técnico de Recursos de Proteção Civil.
Ao longo da sua atividade profissional, Luís Mestre recebeu seis louvores e a Medalha de Serviços Distintos-Grau Prata, a Medalha de Dedicação-25 anos e a Medalha de Altruísmo-30 anos, além de medalhas de bons e efetivos serviços de 5, 10, 15, 20 anos, atribuídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
Leia também: Urgências do Hospital de Portimão com tempos de espera superiores a 20 horas