São os dois nomes de destaque da primeira fase do Campeonato Nacional de Esperanças em canoagem que se realizou em Alcoutim no final de Abril.
Luana Lopes e Sara Melo conseguiram arrebatar em casa a medalha de ouro em K2 iniciado feminino e estão por isso de parabéns.
Na classificação geral, o Grupo Desportivo de Alcoutim alcançou um honroso décimo lugar e ambos os resultados, bem como os vários resultados individuais dos muitos atletas alcoutenejos, justificam a reacção do presidente da Câmara ao dizer que “é um orgulho para Alcoutim e para toda a população do concelho, assim como para o Município, ter atletas de nível superior na canoagem que nos dão estas alegrias e justificam completamente o apoio e a aposta da autarquia na canoagem”.
A prova realizada em Alcoutim contou com 570 atletas e 35 clubes de todo o país e provocou, com as respectivas equipas e familiares, mais uma vez um forte efeito na economia local.
Osvaldo Gonçalves realça que “o investimento que se faz no desporto jovem é isto mesmo, um trabalho em prol da saúde, bem-estar e formação dos jovens, ao mesmo tempo que é um investimento reprodutivo já que a economia tem tudo a ganhar com eventos como o que realizámos este ano pela terceira vez e que além de resultados directos participa de forma relevante para a promoção do concelho gerando resultados económicos a médio e longo prazo”.
O campeonato foi organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com o Grupo Desportivo de Alcoutim e com o apoio dos Jogos Santa Casa e do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Município de Alcoutim, sendo dedicado aos escalões mais jovens da canoagem, com idades compreendidas entre os oito e os 16 anos e com circuitos entre os dois e os cinco quilómetros.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)