O Bom Petisco Cascais Pro começou hoje, na praia do Guincho, com uma grande surpresa nas contas da luta pelo título.
Afonso Antunes, que chegou a esta última etapa da Liga MEO Surf 2020 na liderança do ranking nacional, foi eliminado de forma surpreendente na 2ª ronda. Por outro lado, Frederico Morais e Vasco Ribeiro cumpriram com as suas obrigações e prosseguem os dois, com via aberta, na luta pelo título nacional.
Depois de uma ronda inaugural, em condições complicadas, Frederico Morais destacou-se de toda a concorrência com a melhor onda (7,90 pontos) e melhor score (15,65 pontos). E, por sua vez, Afonso Antunes enfrentou algumas dificuldades para vencer a sua bateria.
Já na segunda ronda, houve uma “grande surpresa”, quando num heat 4 muito equilibrado, Afonso Antunes, foi superado por Luís Perloiro e Gony Zubizarreta.
No heat seguinte, Frederico Morais conseguiu responder, com dificuldades pelo meio, à derrota do jovem surfista de 17 anos. Kikas foi o segundo classificado no heat 5 da 2.ª ronda, depois de ter sido superado por Guilherme Fonseca.
No último heat do dia, Vasco Ribeiro também respondeu de forma positiva à eliminação de Afonso, vencendo de forma tranquila.
O facto de Frederico ter passado em segundo no heat, faz com que na próxima ronda, que será disputada esta sexta-feira, vá estar no mesmo heat de Vasco Ribeiro, o que aumenta a emoção desta luta pelo título.
Quanto a Kikas e Vasco, estes juntam-se ainda a Lourenço Sousa e a Daniel Nóbrega, num heat em que apenas dois surfistas seguem para os quartos-de-final man-on-man e onde o título vai estar em jogo.
Apesar da eliminação precoce, Afonso Antunes ainda se mantém na liderança virtual do ranking, uma vez que tanto Vasco como Kikas necessitam de chegar às meias-finais para superarem o jovem surfista.
Caso consigam chegar a essa fase, o campeão será aquele que conseguir o melhor resultado entre ambos. Afonso Antunes fica agora a torcer por um deslize dos adversários para poder ser campeão nacional.
O ainda bicampeão nacional em título Miguel Blanco, Filipe Jervis, Halley Batista e Guilherme Ribeiro foram os outros surfistas a vencer dois heats hoje, além de Vasco e Guilherme Fonseca.
Com realce ainda para a prestação do jovem Lourenço Sousa, que passou à 3.ª ronda, depois de deixar pelo caminho João Kopke na ronda inaugural e de ter vencido a bateria 7 da 2.ª ronda, onde deixou Eduardo Fernandes no 2.º posto e Martim Paulino e Joaquim Chaves pelo caminho.
Para amanhã, a chamada está marcada para as 8:00.
O segundo dia de ação vai ser marcado pelo início da prova feminina e também pela realização do troféu especial Allianz Triple Crown Champions em memória de Pedro Lima, além da continuação da luta pelo título.
Allianz Triple Crown Champions
Masculino: Afonso Antunes x Miguel Blanco x Vasco Ribeiro x Gony Zubizarreta
Feminino: Teresa Bonvalot x Carolina Mendes x Camila Kemp
Agenda para Sexta-feira
08:00 – Call segundo dia de competição
15:00 – Heats do Allianz Triple Crown Champions em memória de Pedro Lima (por confirmar)
Aos troféus laterais, é acrescentada ainda a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session e pela Somersby Onda do Outro mundo (ambos com 2.500 euros anuais), a decisão do Santander Award, a definir com ponderação entre a performance desportiva e aproveitamento escolar, e ainda a designação dos melhores surfistas locais (masculino e feminino) com uma premiação de 1.500 euros pela Câmara Municipal de Cascais.
É de realçar ainda o Bom Petisco Girls Score, o primeiro prémio exclusivamente dedicado às senhoras, com 2.500 euros anuais para a melhor pontuação combinada no quadro de competição feminino.
O Bom Petisco Cascais Pro poderá ser acompanhado a partir de casa com transmissão integral em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2020 é organizada pela Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz, Renault, Somersby, Banco Santander, Rip Curl, os parceiros de/da sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, e contam com o apoio local da Câmara Municipal de Cascais e o apoio técnico do Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos e da Federação Portuguesa de Surf.