O Algarve Cup, um dos eventos de maior prestígio no mundo do futebol feminino internacional, vai levar esta modalidade a várias localidades e estádios do sul do país.
O Estádio Municipal de Lagos vai receber três jogos, a decorrer nos dias 1 e 6 de Março. Esta iniciativa desportiva, também conhecida por Mundialito de Futebol Feminino, vai trazer até ao Algarve a elite desta modalidade, bem como as árbitras mais conceituadas da actualidade.
O certame colocou Portugal no Grupo 1, juntamente com as selecções de Rússia, Dinamarca e também o Canadá, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As duas equipas com a melhor classificação dos três grupos em prova irão disputar a final, a 8 de Março. A terceira equipa melhor classificada e o melhor segundo classificado irão defrontar-se no jogo de atribuição do 3.º lugar.
De referir que, no dia 1, quando a selecção portuguesa defrontar a Rússia, a capitã da equipa, a lacobrigense Cláudia Neto, somará a sua 100.ª internacionalização. Sublinhe-se ainda que esta atleta é a primeira jogadora portuguesa com possibilidade de integrar o onze ideal da FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol). A capitã da Equipa das Quinas está na lista de 55 finalistas divulgada no dia 22 de Fevereiro pela FIFPro, elaborada com os votos de mais de três mil jogadoras, provenientes de 47 países. Esta lista consiste em cinco guarda-redes, 20 defesas, 15 médios – categoria em que Cláudia Neto está inserida – e 15 avançadas.
O Algarve Cup, realizado anualmente na região do Algarve desde 1994, é organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, numa parceria com a FIFA e a Associação de Futebol do Algarve. Mais informações em www.fpf.pt.