Francisco Nobre, jovem de 24 anos de Portimão, presidente da Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico (AJPA/YATA Portugal), liderou entre os dias 15 e 22 de julho a 26ª Edição do Portuguese Atlantic Youth Seminar – PAYS.
Durante uma semana, esta associação de jovens com sede no Ministério dos Negócios Estrangeiros, reuniu na Escola Naval no Alfeite, em Almada, 40 participantes de 15 nacionalidades diferentes, entre as quais Ucrânia, Espanha e Alemanha, para discutirem temas associados às relações internacionais e à segurança no continente europeu, em particular o papel da NATO na mesma.
O evento contou com a presença de diferentes convidados de renome, como o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Nunes da Fonseca, o Chefe da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, Dr. Paulo Portas e o Deputado Diogo Leão.
Ao longo de uma semana, os participantes intervieram em conferências e debates com diferentes figuras militares, políticas e académicas portuguesas, realizaram uma visita e palestra na Assembleia da República e puderam ainda conhecer uma Fragata da Marinha Portuguesa. Este seminário destaca-se ainda pela proximidade que garante entre participantes e convidados.
Em cooperação com a Comissão Portuguesa do Atlântico, liderada pelo antigo deputado do CDS-PP por Lisboa e candidato (não-eleito) por Faro em 2019, João Rebelo, a Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico promove anualmente um encontro de alto nível de uma semana entre jovens de diversas nacionalidades e os principais especialistas nacionais nas áreas das relações internacionais e defesa.
Com a ambição de aproximar e integrar os jovens nos grandes debates políticos nacionais e internacionais, o grande objetivo para o jovem Francisco Nobre e a sua equipa para este seminário e outras iniciativas é que haja “um interesse e um conhecimento cada vez maior entre as gerações mais novas relativamente à cooperação e defesa do espaço europeu, com ainda maior relevância face ao atual contexto de guerra na Ucrânia”.