Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Cultura, Economia

Vem aí mais um Festival da Sardinha em Portimão

Vão ser seis dias recheados de animação para todas as idades, com muita música, artesanato e a rainha da festa poderá ser degustada no prato ou no pão

11:49 21 Julho, 2023 11:49 21 Julho, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Entre 1 e 6 de agosto, a zona ribeirinha de Portimão volta a atrair as atenções em mais uma edição do Festival da Sardinha, um dos maiores eventos gastronómicos do Algarve e que no ano passado bateu todos os máximos de afluência, com 110 mil entradas.

A partir das 17:00 do dia 1 de agosto, o início do 27.º Festival da Sardinha vai ser marcado pela recriação histórica da tradicional descarga que, até há quatro décadas, era uma atividade muito pitoresca na zona ribeirinha de Portimão, e que se perdeu quando o porto de pesca transitou para a margem oposta do Rio Arade.

“Associações locais e voluntários dinamizarão a recriação deste ano, com trajes, dizeres e meios de transporte da época, sendo de referir que esta reconstituição histórica mereceu em 2020 uma menção honrosa pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, na categoria ‘Inovação e Criatividade'”, destaca a autarquia portimonense em comunicado.

Por ocasião desta recriação da tradicional da descarga à canastra da sardinha no cais da cidade, serão ofertadas senhas de degustação gratuita de duas sardinhas no pão e bebida no recinto do festival, a levantar nas entradas do recinto do festival, e a usufruir de 1 a 5 de agosto num dos espaços de restauração dinamizados pelo associativismo local.

A sardinha é a verdadeira rainha da festa

Pitéu por excelência do verão, é nesta altura que a sardinha, ex-libris da gastronomia portimonense, está mais saborosa, o que inspirou em 1985 a realização do primeiro festival, que se tornou um dos mais populares eventos ‘âncora’ do Município de Portimão, tanto a nível nacional como internacional e que atrai à cidade milhares de visitantes, sempre na primeira quinzena de agosto.

Vão ser seis dias recheados de animação para todas as idades, com muita música, artesanato e inúmeros motivos de interesse, nos quais a melhor sardinha assada, a verdadeira rainha da festa, poderá ser degustada no prato ou no pão num dos cinco pavilhões montados no recinto e assegurados por coletividades e associações desportivas e culturais de Portimão, ou nos sete restaurantes da zona que aderem ao evento, não faltando outros petiscos para satisfazer todos os gostos, rematados com o melhor da doçaria local.

O “Prato Festival”, que inclui cinco sardinhas assadas, pão, batata cozida e a refrescante salada à algarvia, terá o valor fixo de 10,50 euros, sem bebida.

Referência especial para os expositores presentes com originais e tentadoras propostas, dos bolos e licores regionais até aos petiscos alternativos à sardinha assada, sem esquecer os bordados personalizados, ourivesaria, bijuteria, artigos têxteis, calçado, velas artesanais e muito mais, estando a listagem completa disponível no site oficial do evento.

Música para todos os gostos

Eleito em 2022 melhor evento gastronómico de verão na Europa pela Big 7 Travel e candidato já em 2023 à categoria evento do ano nos Prémios AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, o festival voltará a ser marcado pela animação musical, com quatro palcos distribuídos pela zona ribeirinha: “Música no Jardim” (Jardim 1.º de Dezembro), “Música no Coreto” (Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes), “Palco Sardinha” (junto à área de restauração do festival) e “Palco Principal” (concertos com artistas de nomeada).

Enquanto os três primeiros palcos serão dinamizados em parceria com artistas e grupos nacionais, regionais e locais, o “Palco Principal” terá nesta edição o seguinte alinhamento, com espetáculos marcados para as 22h00: Carlão (dia 1), Áurea (2), André Sardet (3), Virgul (4), Cuca Roseta (5) e Tony Carreira (6).

Evento gastronómico sustentável

Este ano, o festival voltará a ser oficialmente um evento gastronómico sustentável, fruto do compromisso estabelecido entre a Câmara de Portimão e a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, no sentido de reduzir os impactos ambientais, tendo em 2022 sido recolhidos 1600 Kg de resíduos orgânicos/restos de comida, posteriormente transformados em fertilizante natural, verificando-se também a separação seletiva dos plásticos e do papel, para reciclagem.

Para além da separação da matéria orgânica, foi igualmente assegurada a correta gestão dos resíduos recicláveis e recolhidos 610 kg de papel/cartão, 770 kg de embalagens e 100 kg de vidro.

Entre as principais medidas adotadas, merece destaque a implementação do copo oficial do Festival, em material ecológico e reutilizável, que pode ser adquirido junto às entradas do recinto pelo valor de um euro, além da utilização de pratos e talheres em materiais sustentáveis, sendo ainda colocados ao longo do recinto vários ecopontos e sinalética de sensibilização, e promovidas e divulgadas iniciativas de caráter ambiental.

Cada copo poderá ser devolvido para devida lavagem/troca por um novo de forma gratuita, com a devolução do seu custo caso o comprador não o pretenda levar para casa, de forma a evitar o desperdício.

Faz igualmente parte desta estratégia a realização/implementação de ações de formação e sensibilização direcionadas aos produtores de resíduos (restaurantes e agroalimentares) e aos voluntários que colaboram na recolha dos tabuleiros das mesas e na separação do lixo.

Espaço lounge com vista para o rio

Uma das inovações na passada edição, o espaço lounge estará de regresso, proporcionando um ambiente calmo e aprazível com vista privilegiada para o Rio Arade, e onde os visitantes poderão descontrair e socializar, fazer uma pausa, tirar fotografias ou contactar com o Município de Portimão através do ponto de informação situado no local.

Evento inclusivo e atento às necessidades, serão instalados no recinto contentores wc com eletricidade, água e esgotos, adaptados para pessoas com mobilidade, e espaço de fraldário.

Organizada pela Câmara Municipal de Portimão, a festa conta com as parcerias da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Junta de Freguesia de Portimão e EMARP, os patrocínios da Delta e da Socialgar Seguros, os apoios do Turismo do Algarve, Continente, Sagres e Licor Beirão, e os parceiros média Alvor FM e Portimão Jornal, enquanto a Comercial vai ser a rádio oficial.

De entrada livre, as portas do 27º Festival da Sardinha abrem diariamente às 18:00 e encerram às 24:00, podendo ser consultadas informações complementares em www.festivaldasardinha.pt

Portimão vai recrutar 15 bombeiros profissionais
Cobra rateira é capturada numa garagem em Portimão [vídeo]

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Praia de Monte Gordo.
Algarve

“Uma excelente ideia”: banhista descobre uma novidade nesta praia no Algarve e elogia a iniciativa

09:10 5 Setembro, 2026 16:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo equipamento desportivo instalado nesta praia no Algarve está a ser utilizado sobretudo por jovens e foi alvo de elogios

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Toalhas brancas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência

17:20 5 Setembro, 2026 04:03 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Para evitar o aparecimento de fungos e bolor, especialistas revelam que lave as toalhas com alguma frequência

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas chegam a Portugal: antes da bonança vem aí chuva, granizo e rajadas e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 5 Setembro, 2026 16:24 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Meteored avança que Portugal enfrenta este sábado um forte contraste entre calor intenso e instabilidade, com previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em várias regiões

Algarve

Trinta vias e acessos de Tavira terão trânsito condicionado a partir de 11 de setembro

10:20 5 Setembro, 2026 10:14 5 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção para eliminar intrusões salinas vai afetar o trânsito em troços de 30 vias, com passagem garantida a moradores e veículos de emergência

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Idoso com chaves na mão. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’

21:20 5 Setembro, 2026 16:54 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, em França, um homem já reformado recebeu herança da irmã e teve de pagar quase metade em impostos de sucessão

Idoso com expressão relaxada. Crédito: Magnific
Economia Europa

“Reformei-me para ganhar mais”: homem de 81 anos ganha 2.300€ de pensão e considera-se um “sortudo”

19:20 5 Setembro, 2026 03:36 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Aos 81 anos, professor reformado espanhol diz que a sua pensão é maior do que era o seu salário e por isso vive tranquilamente

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Praia de Monte Gordo.
Algarve

“Uma excelente ideia”: banhista descobre uma novidade nesta praia no Algarve e elogia a iniciativa

09:10 5 Setembro, 2026 16:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo equipamento desportivo instalado nesta praia no Algarve está a ser utilizado sobretudo por jovens e foi alvo de elogios

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Toalhas brancas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência

17:20 5 Setembro, 2026 04:03 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Para evitar o aparecimento de fungos e bolor, especialistas revelam que lave as toalhas com alguma frequência

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas chegam a Portugal: antes da bonança vem aí chuva, granizo e rajadas e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 5 Setembro, 2026 16:24 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Meteored avança que Portugal enfrenta este sábado um forte contraste entre calor intenso e instabilidade, com previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em várias regiões

Algarve

Trinta vias e acessos de Tavira terão trânsito condicionado a partir de 11 de setembro

10:20 5 Setembro, 2026 10:14 5 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção para eliminar intrusões salinas vai afetar o trânsito em troços de 30 vias, com passagem garantida a moradores e veículos de emergência

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Idoso com chaves na mão. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’

21:20 5 Setembro, 2026 16:54 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, em França, um homem já reformado recebeu herança da irmã e teve de pagar quase metade em impostos de sucessão

Idoso com expressão relaxada. Crédito: Magnific
Economia, Europa

“Reformei-me para ganhar mais”: homem de 81 anos ganha 2.300€ de pensão e considera-se um “sortudo”

19:20 5 Setembro, 2026 03:36 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Aos 81 anos, professor reformado espanhol diz que a sua pensão é maior do que era o seu salário e por isso vive tranquilamente

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Últimas Notícias

  • Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã  com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’
    Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’
  • Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações
    Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações
  • “Reformei-me para ganhar mais”: homem de 81 anos ganha 2.300€ de pensão e considera-se um “sortudo”
    “Reformei-me para ganhar mais”: homem de 81 anos ganha 2.300€ de pensão e considera-se um “sortudo”
  • Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€
    Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€
  • Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura
    Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

Opinião

  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
  • Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão
    Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento