A inteligência artificial (IA) emergiu como uma força transformadora na sociedade contemporânea, moldando de maneira profunda a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos. Prova disso é que com recurso à IA é agora possível falar com Jesus Cristo, Maria Madalena, Eva, Adão ou outras figuras bíblicas.
A aplicação “Text With Jesus”, em Portugal, “Texto com Jesus”, criada em julho, pela Catloaf Software, com sede em Los Angeles, permite que os utilizadores escolham a personagem bíblica com que pretendem falar.
Para o efeito basta clicar na figura pretendida e conversar. Se a escolha for Jesus Cristo, o início da conversa é “saudações, meu amigo. Eu sou Jesus Cristo, aqui para conversar com vocês e oferecer orientação e amor. Como posso ajudá-lo hoje?”.
Apesar da aplicação ser gratuita, depois de oito interações para continuar a falar tem de pagar 2,99 euros por mês ou 34,99 euros por ano.
No caso de Jesus Cristo pode falar gratuitamente desde que após as oito conversas espere pelo menos seis horas ou faça um “upgrade”.
Com os outros apóstolos, tem mesmo de pagar. A aplicação refere que os utilizadores podem “embarcar numa jornada espiritual” e “encontrar conforto, orientado e inspiração” nas conversas.
Para além das respostas às perguntas, tem acesso a uma oração diária ou interpretação de um versículo bíblico.
Em suma, enquanto celebramos as conquistas notáveis que a IA possibilita, é essencial reconhecer que a sua implementação também traz consigo desafios complexos. À medida que avançamos, é imperativo que encontremos maneiras de orientar o seu desenvolvimento de maneira ética e inclusiva.
Leia também: Passageiro da EasyJet destrói a própria mala para respeitar as dimensões definidas [vídeo]