O incêndio que deflagrou às 23:30 de terça-feira em Gambelas, na freguesia de Montenegro, concelho de Faro, está por dominar, mobilizando 359 operacionais, com o apoio de 126 meios terrestres.
Às 08:30 desta quinta-feira, os dois incêndios em Vale da Pia e em Barrocal-Sicó no distrito de Leiria eram os que mais preocupavam os bombeiros, podendo nas próximas horas juntarem-se meios aéreos no combate, disse à Lusa fonte da proteção civil.
“Neste momento temos duas ocorrências a causar mais preocupação, em Vale da Pia e Barrocal-Sicó, no distrito de Leiria. Na serra do Sicó temos duas frentes, uma em combate e outra arde livremente em zona de difícil acesso e, por isso, vamos mobilizar assim que for possível os meios aéreos”, disse à Lusa o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Segundo Rodrigo Bretelo, o incêndio que deflagrou na sexta-feira em Barrocal-Sicó, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, mobilizava 132 operacionais, incluindo grupos de reforço de Lisboa, Coimbra e Portalegre, com o apoio de 40 veículos.
“Em Vale da Pia, o incêndio está dividido em quatro setores, dos quais três estão em consolidação e um encontra-se ativo em cerca de 30% da sua área. Estão mobilizados no combate 465 operacionais, com 127 veículos”, referiu.
Rodrigo Bretelo justificou a preocupação com este incêndio com as grandes dimensões e porque está ativo desde sexta-feira, tendo sofrido várias reativações.
“As temperaturas que nos esperam hoje são mais reduzidas, mas preocupam na mesma, temos parca humidade com valores na ordem dos 5%, o que não facilita o combate e os operacionais no terreno”, disse.
Destacou igualmente, o fogo de Palmela, no distrito de Setúbal, que mobilizava 398 operacionais, com o apoio de 123 meios terrestres e um meio aéreo.
“Neste incêndio tivemos ontem [quarta-feira] cinco feridos de uma corporação de bombeiros do Pinhal Novo e tiveram de ser deslocadas algumas pessoas que estavam num campo de férias da EDP perto daquela zona”, indicou.
De acordo com Rodrigo Bretelo, não há povoações, nem pessoas em risco.
Às 08:50, mais de três mil operacionais combatiam 47 incêndios – entre fogos em curso, resolução e conclusão – em Portugal continental, com o auxílio de 1032 veículos e 20 meios aéreos.