Há mais oito mortes, 891 novos infetados e 1212 recuperados da covid-19 em Portugal, divulgou a Direção-Geral da Saúde no relatório desta quarta-feira, relativo às últimas 24 horas.
O número de novas infeções (891) sobe em relação à véspera (780), mas desde 9 de junho que não havia um registo tão baixo a uma quarta-feira – os números são habitualmente inferiores às segundas e terças-feiras.
Os internamentos caíram pelo oitavo dia nos últimos nove e estão no nível mais baixo dos últimos três meses (em rigor, desde 21 de junho). Há menos 29 doentes nos hospitais do país, com o total a ser agora de 426 internados, 78 deles nos cuidados intensivos (o mesmo número de terça-feira).
O número de mortes também diminuiu face à véspera (11) e está perto da média dos últimos sete dias (7,3). Entre os oito óbitos reportados no boletim da DGS, sete das fatalidades ocorreram em pessoas com 70 ou mais anos.
Há ainda menos 329 casos ativos de covid-19, o que perfaz um total de 32.269 em todo o território nacional.
Desde o início da pandemia em Portugal, as autoridades de saúde já identificaram 1.063.991 infetados, 17.933 mortos e 1.013.789 recuperados. Há atualmente 28.466 contactos em vigilância, o que representa um recuo de 947 nas últimas 24 horas.
Há três meses que não havia tão poucos internados
A incidência da covid-19 desceu: é agora de 137,4 casos por 100 mil habitantes no território nacional e de 140,1 no continente. O R(t), ou índice de transmissibilidade, mantém-se em 0,82 na globalidade do território nacional e 0,81 no continente.
Na última segunda-feira tinham sido registados 149,1 casos por 100 mil habitantes no território nacional e 152,4 no continente.
METADE DAS MORTES EM LISBOA E VALE DO TEJO
Lisboa e Vale do Tejo (LVT) volta a ser a região com mais novos casos em todo o território. Há mais 323 contágios reportados esta quarta-feira, o que tem um peso de 36,25% no total diário nacional. Metade das oito mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas ocorreram em LVT.
No que toca a óbitos, o Algarve regista mais duas vítimas mortais e 99 novos infetados, no Centro morreu mais uma pessoa e 111 foram infetadas, enquanto o Alentejo regista também mais uma morte e 46 novos casos.
Sem mortes a assinalar, o Norte soma 290 novos casos, na Madeira há mais 13 e outros 9 foram detetados nos Açores.
Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:
Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:
Por último, quanto a mortes confirmadas por faixa etária, uma doença que afeta mais a população mais idosa, o retrato do país é este:
O surto em Portugal, em gráficos e mapas
Casos ativos
Total de casos confirmados
Total de mortes
Evolução de mortes
Mortos por dia
Evolução de casos
Novos casos por dia
No dia 4 de novembro, dos 7.497 infetados registados, 3.570 dizem respeito a atualização da DGS após atraso de laboratório na região Norte
Onde fica a covid-19 na história das pandemias
Gráficos e mapas do nosso parceiro Expresso
♦ LINKS ÚTEIS
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde – mapa dos números
- Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças