A hora de fechar a torneira – H2Off, é um Movimento de sensibilização promovida pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambienta (CECEA), da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), que este ano entra na 3ª Edição, tendo um alcance já internacional.
A CECEA volta a renovar o convite a todas as entidades a associarem-se à iniciativa “H2OFF – Hora de fechar a torneira!” e a divulgarem esta ação interna e externamente, promovendo a não utilização de água entre as 22:00 e as 23:00 do dia 22 de março.
“Todos juntos seremos mais fortes nesta promoção de uma reflexão consciente sobre os problemas que ameaçam este recurso essencial à vida junto dos públicos de todas as faixas etárias e diferentes classes sociais, para a necessidade de valorização da água enquanto recurso escasso e indispensável à vida”, refere Teresa Fernandes, coordenadora Nacional da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental, da APDA.
“É imperativo assumir uma postura mais consciente e pro-ativa perante a sustentabilidade efetiva que se pretende para o nosso Planeta, para com o Ambiente, com a água, e isso significa com a espécie humana. O desafio é simples: fechar a torneira por uma hora, sem consumo de água, entre as 22:00 e as 23:00 do dia 22 de março”, acrescenta.
H2Off conta com a participação de conhecidos “Embaixadores da Água”
O H2Off conta com a participação de vários “Embaixadores da Água”, figuras portuguesas que se destacam na vida pública em diferentes palcos, entre eles à arte, ao desporto, à ciência, à cultura, à educação através da comunidade escolar, à saúde, (entre tantos outros), assumindo um papel muito significativo na divulgação e visibilidade da iniciativa, bem como entidades públicas e privadas, de todo o país.
Paralelamente, todos estes melhoram a sua formação e consciência perante os desafios ambientais que nos apresentam cada vez com maior intensidade e consequências, e ao mesmo tempo proporcionando espaços de expressão e de ação sobre a temática, através da divulgação de mensagens/apelos/ reflexões nas suas redes sociais, espaços de antena na imprensa,… e como entenderem adequado, levando a mensagem muito mais longe, agindo como verdadeiros Embaixadores deste Movimento.
A iniciativa tem como embaixadores Tony Carreira, Viviane, Carlão, Jorge Benvinda, Ana Bacalhau, Luis Trigacheiro, Anjos, Luis Vicente, António Pedro Cerdeira, Jorge Corrula, Joana Barrios, Isaac Alfaiate, Artur Amorim, João Rodrigues, Inês Abrantes, Pauleta, Ana Borges, Pedro Henriques, Nuno Gomes, entre tantos tantos.
A pensar no impacto próspero da difusão da mensagem junto dos mais novos, e envolvendo de uma forma mais direta a comunidade escolar, são desenvolvidas peças gráficas específicas para este público, que tem vindo a responder ao desafio com a realização de diversos trabalhos.
Os resultados da H2OFF 2022, tanto a nível de adesão de público e entidades, como a nível de partilha de divulgação em meios de comunicação social, incluindo redes, ultrapassaram, mais uma vez, as expectativas, demonstrando que a iniciativa está no bom caminho para realizar-se anualmente com sucesso, como é intenção da CECEA.
Este movimento tem um site que pode ser acedido aqui, com todas as informações.
Como surgiu o Movimento H2OFF
O clima do planeta está a mudar, com impactos nos sistemas naturais e humanos. São os casos, por exemplo, das alterações dos valores médios de temperatura e de precipitação que tão bem se tem vindo a sentir não apenas na Europa como também em todo o nosso país. As alterações climáticas são uma realidade, e constituem-se como um desafio que todos temos de enfrentar, de forma estruturada, é certo, se quisermos prevenir os seus efeitos. Esta é uma responsabilidade que a todos nos assiste. A água doce, é um bem por demais precioso, não podendo ser desvalorizado pelos utilizadores, levando ao desperdício.
A água é fonte da vida, um recurso natural essencial seja como meio de vida de várias espécies vegetais e animais ou como fator de produção de bens de consumo final e intermediário. Os recursos hídricos têm uma importância fundamental para a sobrevivência de todos os seres do planeta e tem sido tema de inúmeros debates internacionais, dada a gravidade que a sua falta pode acarretar.
Usar a água com inteligência e responsabilidade é uma necessidade imperativa, para a garantia de um futuro sustentável. É neste ponto que surgiu no ano 2021 o Movimento, intitulado H2OFF, que assinalando as celebrações alusivas ao Dia Mundial da Água, pretende motivar à mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente deste bem.
O apelo é simples! Fechar por uma hora as toneiras nesta data simbólica dedicada à água, por se tratar de um bem que não é inesgotável e para homenagear também os que dela tratam e que também nestes tempos pandémicos e difíceis têm estado nas linhas da frente quase despercebidos ao fazer com que os serviços públicos essenciais de água e do seu tratamento sejam sempre prestados com a mesma garantia de qualidade.
Educar e conscientizar as novas gerações sobre a importância de se preservar os recursos hídricos são ações fundamentais para se garantir a sobrevivência dos nossos rios e de todas as formas de vida na terra.