A secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, visitou esta sexta-feira a Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia “José Cabrita” para pessoas com Alzheimer e outras demências, da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, inaugurada no ano passado.
Este equipamento social destina-se a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), incorporando ainda uma unidade de reabilitação neurocognitiva e serviços de saúde especializados.
A secretária de Estado ficou a conhecer as instalações e o trabalho efetuado diariamente naquela que é a primeira unidade a sul do Tejo e uma das primeiras do País com esta especialidade.
A iniciativa contou com a participação do presidente do Município, Francisco Amaral, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, José Cabrita, da diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Margarida Flores, da técnica do Lar de Alzheimer, Iola Fernandes, da diretora clínica da estrutura, Isabel Valente, e do presidente do Secretariado das Misericórdias de Faro, Armindo Vicente.
A Estrutura visa posicionar-se como “uma unidade piloto e de referência na prestação de cuidados e intervenção terapêutica em matéria de doenças neurodegenerativas, em particular demências, através da promoção de serviços de excelência, coadunados com atividade científica e cooperação com a comunidade”, explicou a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, a quando a inauguração em março.
“Este equipamento social destina-se a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a 70 pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), incorporando ainda uma unidade de reabilitação neurocognitiva e serviços de saúde especializados. Simultaneamente será ainda, desenvolvida uma resposta social de centro de dia, com capacidade para 20 pessoas”
Foi financiada no âmbito do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 e contou ainda com o apoio financeiro do Município de Castro Marim. Trata-se da primeira unidade a sul do Tejo e uma das primeiras do género do nosso país.
Leia também: Castro Marim tem orçamento municipal superior a 27 milhões de euros, o maior desde 2013