Marco Caneira, filho da cantora Ágata, foi detido, este domingo, em Castro Marim, Faro, pela Polícia Judiciária (PJ), depois de denúncias de que estaria a assediar menores junto a um parque. A identidade do homem é avançada pelo Jornal de Notícias. Quando foi identificado pelas autoridades, percebeu-se que havia um mandado para cumprimento de seis anos e meio de prisão, por ter violado uma jovem de 14 anos, nos Açores em 2016.
A denúncia foi feita por populares à Guarda Nacional Republicana (GNR) de que um homem estaria a assediar menores junto a um parque infantil, em Castro Marim.
Em declarações à Lusa, uma fonte policial informou que o homem tentou fornecer identidades falsas à GNR, dificultando o processo de identificação. No entanto, acabou detido quando os militares descobriram que havia um mandado de captura em seu nome por um crime de violação cometido em Ponta Delgada.
O Público contextualiza o caso: “Marco Caneira, de 44 anos, foi condenado em 2018 pelo Tribunal de Ponta Delgada pela violação de uma jovem de 14 anos em 2016. O crime, detalhou-se na altura, ocorreu a 18 de Setembro, nas instalações da freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, na Povoação (S. Miguel), no final de uma festa popular que decorreu na localidade açoriana. Nesse mesmo ano, tinha sido condenado a indemnizar em dez mil euros uma ex-namorada, após um filme caseiro de sexo entre os dois ter ido parar à internet sem conhecimento ou aprovação dela. Na época, não ficou provado que o tivesse divulgado, mas o homem foi condenado por ter sido considerado negligente a guardar o vídeo”.
“Entretanto, após a condenação nos Açores, Mário Caneira recorreu, tendo visto a pena confirmada pelo Tribunal da Relação, em 2019. Ainda tentou reverter a decisão, mas sem bom resultado. Agora, além de ter de cumprir os seis anos e seis meses de prisão efectiva, o antigo empresário será investigado a propósito das queixas registadas contra ele em Castro Marim”, escreve ainda a mesma fonte.
“Depois de identificado pela GNR de Tavira, Marco de Sousa Caneira, filho da cantora Ágata, foi entregue à Policia Judiciária e encaminhado para o estabelecimento prisional de Faro”, refere a SIC Notícias.
Leia também: Esta é a cidade mais procurada no Algarve para comprar casa