O inverno climatológico está prestes a entrar no seu último mês. O tempo frio, tipicamente invernal, e a queda de precipitação e de neve têm sido raros nestas últimas semanas. Isto deve-se ao estabelecimento de um forte anticiclone de bloqueio em crista que tem condicionado o tempo no nosso país, trazendo estabilidade e temperaturas significativamente acima da média. Alfredo Graça, especialista da Meteored Portugal, lança a previsão para o mês de fevereiro.
Segundo Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal, “fevereiro possui a reputação de ser muito variável em termos meteorológicos, uma vez que neste mês podem ocorrer drásticas mudanças de tempo numa questão de horas. Analisando a climatologia de fevereiro em Portugal continental constata-se que este é um dos meses mais chuvosos do ano na nossa geografia, dado que apresenta o quinto maior valor de precipitação média mensal entre os doze meses do ano (78,7 mm)”.
No entanto, de acordo com a normal climatológica (1981-2010), fevereiro não só é ultrapassado pelo mês de abril em metade das dezoito principais estações meteorológicas do Continente, como também supera abril (77,9 mm) com apenas pouco menos de 1 mm de pluviosidade.
No que diz respeito à temperatura, fevereiro é o terceiro mês mais frio do ano em Portugal continental, sendo que nas regiões do interior as temperaturas médias são até 1,7 ºC superiores às de janeiro.
Em várias zonas do país as temperaturas máximas médias oscilam entre 16 ºC e 17 ºC (Litoral Centro e Oeste, Lezíria do Tejo, Baixo Alentejo e Algarve), existindo inclusive registos absolutos de até 26 ºC.
Por outro lado, as temperaturas mínimas médias ainda se situam entre os 0 e 2 ºC em regiões como o Nordeste Transmontano e a Beira Alta. Tudo isto ganha significado ao sabermos que em fevereiro os dias ficam mais longos e as temperaturas diurnas têm uma margem maior para subir, mas as noites continuam a ser muito frias na maior parte do país.
Será que em fevereiro a chuva irá chegar às regiões que dela mais necessitam?
Para a primeira quinzena de fevereiro não se preveem alterações substantivas no estado do tempo. É praticamente certo que até dia 5 de fevereiro as altas pressões continuem a prevalecer sobre Portugal continental, o que resultará em estabilidade generalizada.
Entre o dia 5 e dia 12 poderão ocorrer alterações, mas pouco significativas: o mapa mostra níveis de precipitação inferiores à média no Algarve e uma anomalia de precipitação positiva no Noroeste. Nas restantes regiões, para essa semana, não se observam valores fora do normal.
Para o Arquipélago da Madeira prevê-se um panorama semelhante ao do Continente na primeira quinzena, isto é, uma anomalia de precipitação negativa. Já para o Arquipélago dos Açores estima-se uma anomalia de precipitação positiva na primeira quinzena, com os níveis de chuva acima da média a destacarem-se, sobretudo, nos Grupos Ocidental e Central.
Para a segunda metade de fevereiro observa-se uma tendência para a normalização da precipitação. No entanto, o valor preditivo destes mapas é muito baixo devido ao prazo de tempo a que se referem, pelo que será necessário continuar a seguir as atualizações dos mapas.
Alguma vaga de frio à vista em fevereiro de 2024?
De momento, tudo indica que não. Para as primeiras duas semanas de fevereiro, observam-se anomalias térmicas positivas significativas, estimando-se temperaturas entre 1 e 3 ºC acima da média, quer no Continente, quer nos Arquipélagos. Para esta situação meteorológica contribuirão certamente as altas pressões, bem como a chegada de massas de ar amenas ou quentes.
Para a segunda quinzena do mês de fevereiro, tudo indica que a região do Algarve será das poucas a registar até 1 ºC acima da média, com o resto da geografia do Continente a situar-se em valores de temperatura dentro da média climatológica de referência. Assim, se isto se cumprir, o tempo de inverno poderá despedir-se sem uma vaga de frio. Mas em meteorologia há sempre espaço para surpresas, sobretudo num mês como o de fevereiro, conhecido pela drástica variabilidade de estados de tempo.
Mais informação no artigo original: Tempo em Portugal em fevereiro: estarão o frio e os temporais de chuva e neve de volta no próximo mês?
Leia também: Temperaturas máximas continuam acima da média no continente