A quinta edição do Walking Festival Ameixial (WFA) regressa ao Algarve já nos dias 28, 29, 30 de Abril e 1 de Maio. A aldeia do Ameixial volta a receber um dos principais eventos dedicados a caminhadas em Portugal, que em 2016 acolheu cerca de 500 participantes.
Em 2017, o WFA assume-se como o Festival de Caminhadas do Algarve estendendo-se a outros locais da região, nomeadamente Salir, Querença, Alportel e Monchique.
Este ano o festival conta novamente com um vasto leque de actividades, incluindo as já habituais caminhadas e os workshops, mas também palestras, uma conferência internacional, momentos musicais e de dança colectiva, exposições, intervenções artísticas, provas de gastronomia local, programa de actividades para famílias, mercadinho, entre muitas outras.
São mais de 40 as caminhadas que se irão realizar onde, para além dos percursos habituais pelo Ameixial, Azinhal dos Mouros, Revezes e Corte D’Ouro, há muitas caminhadas especiais, temáticas, familiares onde se destacam a do Vascão, as Inclusivas para pessoas com necessidades especiais, as das Gentes da terra do Ameixial, entre outras.
Edição de 2017 contará com 40 tendas glamping
A 5ª edição do Walking Festival Ameixial vai dar ainda muita atenção à sua sustentabilidade ambiental e reduzir a pegada ecológica do evento, resultado das parcerias estabelecidas. Uma com a CP (Comboios de Portugal), com descontos nas viagens de comboio até à estação de Loulé, de onde será possível depois obter transporte para essa cidade e daí até ao Ameixial.
Pretende-se fomentar, desta forma, o uso colectivo de transportes e reduzir a pegada ecológica do evento. E outra com as Águas do Algarve que irá fomentar uma campanha de eliminação do uso do plástico.
Outra novidade em 2017 é o forte reforço das condições de alojamento em Ameixial. Ao abrigo da parceria com a empresa “Sleep em All” irão ser instaladas 40 tendas glamping naquela aldeia, de forma a acolher com maior conforto as centenas de participantes esperados.
As inscrições do 5º Walking Festival Ameixial podem ser feitas a partir do dia 19 de Fevereiro na página de internet do festival e tem um valor simbólico de inscrição de 5 euros que revertem para as acções de sustentabilidade ambiental e de apoio logístico.