Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

FC Porto vence em Portimão e isola-se provisoriamente na liderança da I Liga

No Algarve, a equipa de Sérgio Conceição abriu o marcador com um autogolo do médio Pedro Sá (45+3), após livre de Luis Diaz ao ‘cair do pano’ da primeira parte

22:02 3 Dezembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O FC Porto isolou-se hoje provisoriamente na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa do Portimonense, por 3-0, no jogo de abertura da 13.ª jornada.

Pedro Sá (45+3 minutos), na própria baliza, Vítor Ferreira (70) e Otávio (75) marcaram os golos dos ‘dragões’, que ainda não perderam nesta edição da I Liga e somaram a oitava vitória consecutiva.

O FC Porto passou a somar 35 pontos, mais três do que o Sporting e quatro do que o Benfica, que se defrontam ainda hoje, enquanto o Portimonense mantém o sexto lugar, com 20.


‘Dragão’ mantém tradição e vence Portimonense para ver dérbi descansado


O FC Porto manteve hoje o historial recente de sucesso com o Portimonense, somando a 14.ª vitória consecutiva sobre o rival, por 3-0, em jogo da 13.ª jornada da I Liga de futebol, continuando na frente da tabela.

No Algarve, a equipa de Sérgio Conceição abriu o marcador com um autogolo do médio Pedro Sá (45+3), após livre de Luis Diaz ao ‘cair do pano’ da primeira parte, e aumentou a diferença numa excelente segunda parte, com tentos de Vítor Ferreira (70), que se estreou a marcar na equipa principal, e Otávio (75), num ‘chapéu’ perfeito.

Com o oitavo triunfo seguido na Liga – competição em que somam 41 jogos seguidos sem perder –, os ‘dragões’, primeiros classificados com 35 pontos, ficam ‘no sofá’ esta noite a ver a prestação do Sporting, segundo com 32, no dérbi da Luz frente ao Benfica, enquanto o Portimonense continua sexto, com 20.

A lesão de última hora de João Mário obrigou Sérgio Conceição a promover o regresso de Manafá ao ‘onze’ inicial, mas o técnico também mudou no meio-campo, trocando Sérgio Oliveira pelo mais dinâmico Vítor Ferreira sem alterar o habitual modelo tático de 4-4-2.

No Portimonense, Paulo Sérgio, sem poder utilizar o médio ofensivo japonês Nakajima, emprestado pelos ‘dragões’ aos algarvios, chamou o central brasileiro Lucas Possignolo às escolhas iniciais e colocou a equipa num maleável 3-4-3, com Willyan a movimentar-se entre o eixo defensivo e o meio-campo.

Num início de jogo equilibrado, as duas equipas estudaram-se até ao primeiro grande momento de ‘frisson’ aos seis minutos: depois de corte de Mbemba para o sítio errado, surgiu Fabrício na ‘cara’ de Diogo Costa, mas o guardião portista ‘encheu’ a baliza para negar, com uma grande defesa, a primeira ocasião dos algarvios.

O FC Porto respondeu com dois lances de perigo, mas o central Pedrão foi decisivo em ambos: primeiro, aos 13, travando na ‘hora h’ um ‘tiro’ de Luis Diaz, que ‘rasgou’ pela direita após combinação com Taremi, e depois cortando o remate fraco de Otávio, que se isolou, mas perdeu o foco da baliza (15).

Com o passar dos minutos, o jogo assentou no ascendente portista, que passava mais tempo no meio-campo contrário e ameaçava mais, aproveitando alguns espaços deixados pelos algarvios nas suas ‘costas’, mas falhava na definição do último toque.

O FC Porto acabou, contudo, por chegar à vantagem nos descontos da primeira parte: Evanilson ganhou uma falta na meia lua e Luis Diaz marcou o livre, com a bola, que seguia para fora, a desviar em Pedro Sá para trair o guardião Samuel Portugal.

O treinador dos algarvios trocou Pedro Sá por Luquinha no reinício e a equipa assumiu o sistema tático em 4-3-3, para tentar dar mais criatividade ao meio-campo algarvio, mas, no imediato, aos 48, foi Mbemba a estar perto do 0-2, evitado por Moufi.

O Portimonense ‘abriu’ mais o jogo, mas era o FC Porto a criar os lances de maior perigo, nomeadamente em dois remates de Otávio para fora, o primeiro após jogada e passe de Diaz (62) e o segundo de fora da área (65).

Só aos 65 minutos é que o Portimonense criou perigo concreto, num remate de Fali Candé para defesa de Diogo Costa, antes de Otávio voltar a ameaçar (67), num presságio do 2-0, aos 70 minutos, por Vítor Ferreira, num remate colocado após excelente trabalho individual na área.

Logo depois, aos 75, o ‘chapéu’ perfeito de Otávio à saída de Samuel Portugal, após assistência de Taremi, selou o rumo da partida.

Até ao apito final, o FC Porto geriu tranquilamente, retirando os melhores elementos já a pensar na receção de terça-feira ao Atlético de Madrid, decisiva para a continuidade na Liga dos Campeões.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher no banco.
Economia Nacional

Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas

13:50 17 Julho, 2026 12:08 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Camilo Lourenço explica por que é que os bancos continuam sem interesse em aumentar significativamente as taxas de juro dos depósitos

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Nacional

Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves

15:50 17 Julho, 2026 15:22 17 Julho, 2026 | João Luís

Bem apreendido numa grande operação antidroga desapareceu da custódia das autoridades e foi localizado meses depois num local inesperado

Europe Direct Algarve Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Algarve Animais

“Cãominhada Sunset” junta exercício e solidariedade em Almancil

17:03 17 Julho, 2026 17:07 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Donativos de alimentos e bens essenciais para cães e gatos serão distribuídos pela Junta de Freguesia de Almancil a causas vulneráveis

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas

13:50 17 Julho, 2026 12:08 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Camilo Lourenço explica por que é que os bancos continuam sem interesse em aumentar significativamente as taxas de juro dos depósitos

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Nacional

Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves

15:50 17 Julho, 2026 15:22 17 Julho, 2026 | João Luís

Bem apreendido numa grande operação antidroga desapareceu da custódia das autoridades e foi localizado meses depois num local inesperado

Europe Direct Algarve, Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Algarve, Animais

“Cãominhada Sunset” junta exercício e solidariedade em Almancil

17:03 17 Julho, 2026 17:07 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Donativos de alimentos e bens essenciais para cães e gatos serão distribuídos pela Junta de Freguesia de Almancil a causas vulneráveis

Últimas Notícias

  • “Cãominhada Sunset” junta exercício e solidariedade em Almancil
    “Cãominhada Sunset” junta exercício e solidariedade em Almancil
  • Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada
    Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada
  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
  • Novo espaço de desporto e lazer avança na Quinta do Amparo
    Novo espaço de desporto e lazer avança na Quinta do Amparo
  • Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
    Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

Opinião

  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

Europe Direct Algarve

  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
  • Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
    Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal