Mais de 200 operacionais combatiam às 08:30 um incêndio em mato e pinhal em Gambelas, na freguesia de Montenegro, perto da Universidade do Algarve, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.
O incêndio que deflagrou às 23:30 de terça-feira lavra, segundo a fonte, perto da Universidade do Algarve e do recinto onde deveria decorrer a Concentração Internacional de Motos de Faro, que entretanto passou para um “espaço urbanizado”.
Às 08:30, o incêndio mobilizava 202 operacionais, com o apoio de 80 veículos e um meio aéreo.
Segundo apurou no local o jornal Correio da Manhã, “o fogo está muito próximo de habitações. Vários meios estão já mobilizados para evitar que as chamas não cheguem às casas. As chamas estão, na manhã desta quarta-feira, a movimentar-se para Loulé”.
De acordo com dados disponíveis no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 08:30 estavam em curso 11 incêndios, que mobilizavam 1.317 operacionais, com o apoio de 398 veículos e dois meios aéreos.
Às 08:30, mais de 2.600 operacionais combatiam 48 incêndios – entre fogos em curso, resolução e conclusão – em Portugal continental, com o auxílio de 800 veículos e três meios aéreos.