Leonel Pereira, conceituado chef algarvio detentor de um palmarés brilhante, com inúmeros prémios, recebeu recentemente no seu restaurante Checkin, em Faro, uma equipa de formadores da Escola de Tecnologias da Armada e juntos trabalharam no sentido de dar o pontapé de saída, em termos gastronómicos, da edição deste ano do Dia da Marinha.
A equipa de militares da Marinha e a equipa de Leonel Pereira realizaram em conjunto todo o processo de uma confeção de refeição, desde a compra dos produtos frescos até à apresentação na mesa. A partilha de conhecimentos, a troca de experiências num ambiente de camaradagem foram as notas dominantes.
Dos seus tempos de Marinha, Leonel guarda grandes recordações e refere que “a passagem nos Fuzileiros foi determinante para a construção da sua carreira, assente em valores como a determinação, a resiliência, o espírito de entreajuda e a liderança”.
À entrada do Checkin pode ler-se “Don´t copy…use your brain!” e é esse espírito que se vê em cada refeição confecionada pela equipa de Leonel Pereira.
Leonel Pereira nasceu em Pessegueiro, Martim Longo, no concelho de Alcoutim. Tem uma carreira com 30 anos, nacional e Internacionalmente distinguida com as mais altas condecorações.Graduado pelas escolas (Lenötre, Alain Ducasse, Culinary Institut of América).Cumpriu o serviço militar nos Fuzileiros entre 90/91. Foi chef executivo em hotéis como o Sheraton, o Meridian, o Orient-Express, o Pestana, as Pousadas de Portugal.Pratica uma cozinha com profundas raízes nas receitas regionais/tradicionais e chama-lhe Irrequieta e Criativa, por tentar sempre aplicar a técnica mais recente para tirar o máximo sabor de cada produto. Mas sempre com o objetivo de reconfortar e surpreender os seus comensais, alem disto, acrescenta-lhe a parte Emocional e Sensorial para ir um pouco mais além através de lembranças e momentos únicos do passado representados no presente.
Desde 2014 tem conciliado a cozinha com o “CCMAR” – Centro de Ciências do Mar – da Universidade do Algarve, onde tem participado em vários projetos como investigador.No Brasil (2001/2004) abriu todas as áreas de restauração dos hotéis do Grupo Pestana, onde chegou a ser distinguido pelo Guia 4 Rodas no seu Restaurante “Cais da Ribeira” com 1 Estrela e no mesmo ano recebeu o mais alto galardão neste país “Chefe Revelação Brasil”.
Já no Sheraton Lisboa & Spa (2007/2011) com o projeto do restaurante “Panorama” recebeu por 3 vezes o prémio de Chef e Restaurante do ano.
Desde março de 2013 abraçou o projeto do Restaurante São Gabriel, em Almancil, onde tem feito uma verdadeira revolução e revelação do que é para ele a evolução dos sabores locais.
Em 2014 foi distinguido com a sua primeira Estrela Michelin. Já em 2015 foi novamente distinguido com o prémio de chef do Ano e o São Gabriel com o Garfo de Platina (distinção máxima pelo mesmo guia).
Em 2016 volta a ser distinguido com 3 soles do famoso guia REPSOL.2017/2018/2019 Garfo de Platina no guia BCBM e mantém a Estrela Michelin até 2020 data que decidiu encerrar o São Gabriel.
No início de 2020 abre o seu “Checkin-Faro by Leonel Pereira” e no final do mesmo ano é reconhecido com um “Bib Gourmand” pelo Guia Michelin.