José Estevens, antigo presidente da Câmara de Castro Marim, faleceu na tarde desta terça-feira, vítima de doença prolongada, aos 67 anos.
Advogado de profissão, o antigo autarca lutava contra um cancro, encontrando-se internado no Hospital de Faro.
Natural e residente em Altura, no concelho de Castro Marim, onde foi presidente da Câmara durante 16 anos, entre 1998 e 2013, sempre eleito pelo PSD.
Após ter atingido os três mandatos consecutivos permitidos por lei, em 2013 deu lugar a Francisco Amaral, até aí presidente do vizinho concelho de Alcoutim.
No mesmo ano, José Estevens candidatou-se à Câmara Municipal de Tavira, que perdeu para o candidato socialista Jorge Botelho.
Em 2016, sendo líder da Concelhia do PSD castromarinense retirou a confiança política a Francisco Amaral porque queria voltar a ser candidato à autarquia, tendo a Comissão Política Nacional do PSD mantido o apoio à recandidatura de Francisco Amaral.
José Estevens acabou por sair do PSD e em 2017 candidatou-se por um movimento independente (Castro Marim Primeiro – CM1), tendo perdido as eleições para Francisco Amaral, atual presidente de Castro Marim.
O Município de Castro Marim já expressou “o mais profundo pesar pelo falecimento do Dr. José Estevens, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim entre 1998 e 2013”.
“No seu legado de 16 anos na presidência da Câmara Municipal de Castro Marim, destaca-se o seu sentido de serviço público, dedicação e obra em prol da comunidade castromarinense”, afirma.
“É com enorme pesar que endereçamos à família enlutada e amigos as sentidas condolências, estando decretados dois dias de Luto Municipal, 24 e 25 de maio, com a inerente colocação a meia haste da bandeira do Município de Castro Marim em todos os edifícios municipais, recomendando às Freguesias que, através das respetivas Juntas, procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras próprias”, refere a autarquia castromarinense em nota enviada às redações.
Também o POSTAL do ALGARVE endereça aos familiares e amigos de José Estevens as mais sentidas condolências.