Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Frame do vídeo da Agência AFP mostra o momento em que Hu Jintao é acompanhado para fora da sala onde decorre o congresso
Sociedade

Ex-presidente chinês foi retirado do congresso do PCC porque “não se sentiu bem”

O ex-presidente chinês, Hu Jintao, foi este sábado levado para fora do Grande Palácio do Povo, durante a cerimónia de encerramento do 20.º Congresso do Partido Comunista, de acordo com jornalistas da agência France Presse. Agência oficial chinesa diz que Jintau foi retirado por “não se sentir bem”

19:52 22 Outubro, 2022 19:53 22 Outubro, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O ex-presidente chinês Hu Jintao foi hoje subitamente retirado da cerimónia de encerramento do 20.º Congresso do Partido Comunista Chinês (PCC) porque “não se estava a sentir bem”, de acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua.

“Hu Jintao insistiu em participar da sessão de encerramento (…), mas, durante a sessão, não se sentiu bem e a sua equipa, para bem da sua saúde, acompanhou-o até uma sala adjacente, para que pudesse descansar”, acrescentou a mesma fonte, informando que “Ele agora está a sentir-se muito melhor”.

A mensagem da agência foi divulgada em língua inglesa na rede social Twitter. Uma pesquisa pelo nome de Hu Jintao nas redes sociais do país omite a sua retirada do evento e a imprensa estatal também não noticiou o incidente. As notícias de que o ex-Presidente chinês tinha sido retirado do recinto pelos seguranças foi avançada pela France Presse.

Ex-presidente chinês retirado do congresso do PCC porque "não se sentiu bem"

Hu, de 79 anos, estava sentado numa posição de destaque, ao lado do seu sucessor, o atual líder Xi Jinping, quando foi abordado por dois seguranças, com quem pareceu argumentar brevemente. Depois, levanta-se e fala durante cerca de 30 segundos com os dois homens, parecendo relutante em sair. Depois escoltado, com um dos seguranças a agarrá-lo pelo braço.

Antes de sair, Hu parece dizer algo a Xi Jinping e dá um toque amigável no ombro do primeiro-ministro, Li Keqiang, um dos principais defensores das reformas económicas no país, e que também foi afastado da liderança do partido

Ex-presidente chinês retirado do congresso do PCC porque "não se sentiu bem"

O atual líder da China, Xi Jinping, emergiu durante a sua primeira década no poder como um dos líderes mais fortes na História moderna da China, quase comparável a Mao Zedong, o fundador da República Popular, que liderou o país entre 1949 e 1976.

Xi deve quebrar neste congresso com a tradição política das últimas décadas ao assegurar um terceiro mandato no poder.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL, com Lusa

Últimas

  • Restaurante português ‘Barra Santos’ abre com lotação esgotada em Los Angeles
    Restaurante português ‘Barra Santos’ abre com lotação esgotada em Los Angeles
  • MotoGP: Pol Espargaró internado vai fazer mais exames
    MotoGP: Pol Espargaró internado vai fazer mais exames
  • MotoGP: Campeão do mundo pede mudanças na segurança do circuito
    MotoGP: Campeão do mundo pede mudanças na segurança do circuito
  • MotoGP/Portugal: Pol Espargaró com traumatismos no peito e costas após uma violenta queda
    MotoGP/Portugal: Pol Espargaró com traumatismos no peito e costas após uma violenta queda
  • MotoGP/Portugal: Miguel Oliveira é 19.º nos treinos livres e falha acesso à Q2
    MotoGP/Portugal: Miguel Oliveira é 19.º nos treinos livres e falha acesso à Q2

Opinião

  • Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
    Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
  • Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
  • A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
    A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
  • Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
    Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve