Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

Ex-MNE russo: Putin “calculou mal” invasão da Ucrânia. “É horrível, mas não é irracional”

Conhece bem Putin, que descreve como “um ator racional”, motivo pelo qual não acredita que a Rússia use armas nucleares. Andrei Kozyrev diz que “isso não o torna louco, simplesmente errado e imoral”.

11:49 7 Março, 2022 11:49 7 Março, 2022 | Expresso
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Andrei Kozyrev foi o primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa após a dissolução da União Soviética, cargo que ocupou entre 1990 e 1996, durante a presidência de Boris Ieltsin. Kozyrev é alguém que conhece bem Putin, que descreve como “um ator racional”, motivo pelo qual não acredita que a Rússia use armas nucleares, mesmo depois de o Kremlin ter dado ordens às suas chefias militares para colocarem as forças nucleares do país em alerta máximo.

“Há muitas discussões sobre a ameaça de uma guerra nuclear por parte do Kremlin e sobre se Putin é racional”, escreveu o antigo MNE russo no Twitter. Na mesma publicação, Andrei Kozyrev partilhou a sua visão: “Não acredito que a Rússia usaria armas nucleares e acredito que Putin é um ator racional”.

Lots of discussions about the threat of nuclear war from the Kremlin and whether Putin is rational. I share my thoughts in this thread.

To frame: I do not believe Russia would use nuclear weapons and I believe Putin is a rational actor.

— Andrei V Kozyrev (@andreivkozyrev) March 6, 2022

Na opinião de Kozyrev, “a ameaça de uma guerra nuclear é outro exemplo da racionalidade” do presidente russo. Porquê? “O Kremlin sabe que pode tentar extrair concessões, seja da Ucrânia ou do Ocidente, ao puxar da última carta no baralho: armas nucleares”.

O ex-MNE russo acredita que Putin “não usará intencionalmente armas nucleares contra o Ocidente”. E diz intencionalmente porque “bombardeios indiscriminados perto de uma central nuclear podem causar um desastre nuclear não intencional na Ucrânia”, adverte Kozyrev.

Numa análise às dúvidas levantadas sobre a racionalidade de Putin, o ex-ministro discorda da “maioria das pessoas, principalmente no Ocidente” que “consideram a decisão de invadir a Ucrânia como totalmente irracional”. “É horrível, mas não é irracional”, sentencia Kozyrev. Por outras palavras, as do antigo MNE russo, Putin “calculou mal” a invasão da Ucrânia, “mas isso não o torna louco, simplesmente errado e imoral”.

De acordo com a análise de Andrei Kozyrev, “Putin passou os últimos 20 anos a acreditar que a Ucrânia não é uma nação real e, na melhor das hipóteses, deveria ser um estado satélite” russo. 

A revolução da Maidan, sustenta o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, “acabou com qualquer esperança de manter a Ucrânia independente e pró-Kremlin”. E na cabeça de Putin, acrescenta, “o Ocidente estava por trás disso”. Ora, “se o governo da Ucrânia não pode ser mantido independente e pró-Kremlin secretamente, como Putin provavelmente concluiu, então ele irá forçá-lo abertamente a ser”, observa Andrei Kozyrev.

To understand why the invasion was rational for Putin, we have to step into his shoes. Three beliefs came together at the same time in his calculus:
1. Ukraine’s condition as a country
2. Russian military’s condition
3. The West’s geopolitical condition

— Andrei V Kozyrev (@andreivkozyrev) March 6, 2022

Até porque o presidente russo “começou a acreditar na sua própria propaganda de que a Ucrânia é governada por um bando de nazis e seguidores de Stepan Bandera”, nacionalista ucraniano que colaborou com Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, acusado de perseguir e denunciar judeus, russos e polacos. Este foi, refere Kozyrev, o “pretexto perfeito para “desnazificar” a Ucrânia.

Além disso, completa o ex-MNE, “a elite governante russa acreditou na sua própria propaganda de que o Presidente Biden é mentalmente inapto” e convenceu-se de que “a UE é fraca por causa do quão inúteis foram as sanções em 2014”. O fracasso dos EUA na retirada do Afeganistão, conclui Kozyrev, só “reforçou essa narrativa”.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Últimas

  • Mais 2 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal. Sintomas, saiba quais são
    Mais 2 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal. Sintomas, saiba quais são
  • Acidente com javali leva à detenção de homem procurado por crimes violentos pela PJ de Faro
    Acidente com javali leva à detenção de homem procurado por crimes violentos pela PJ de Faro
  • Papa visita crianças com cancro e batiza bebé no hospital onde está internado [vídeo]
    Papa visita crianças com cancro e batiza bebé no hospital onde está internado [vídeo]
  • “Como foi o Márquez, todos querem espetar a faca” diz Jack Miller
    “Como foi o Márquez, todos querem espetar a faca” diz Jack Miller
  • Castro Marim acolhe Feira do Folar e Produtos Regionais
    Castro Marim acolhe Feira do Folar e Produtos Regionais

Opinião

  • Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro
    Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro
  • Desafios e soluções na habitação dos estudantes universitários no Algarve | Por Mariana Marques
    Desafios e soluções na habitação dos estudantes universitários no Algarve | Por Mariana Marques
  • Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório
    Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
    Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve