A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Faro / Olhão vai ser adjudicada em Faro, hoje, com a assinatura do contrato entre a Águas do Algarve e o consórcio empreiteiro que executará a obra, constituído pelas empresas Oliveiras, S.A. (Portugal) e Acciona (Espanha).
A assinatura do contrato de adjudicação vai decorrer na sede da Águas do Algarve, com a presença de Joaquim Peres, o novo presidente, e Isabel Soares pela Águas do Algarve, dos responsáveis pelo consórcio e, ainda, segundo o POSTAL confirmou junto dos mesmos, dos autarcas de Faro, Rogério Bacalhau, Olhão, António Miguel Pina, e de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro.
O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, muito embora se encontre amanhã no Algarve, sabe o POSTAL, não estará em princípio presente nesta assinatura de contrato, que constitui o penúltimo passo antes do arranque da obra.
13,9 milhões de euros de investimento
São 13,9 milhões de euros de investimento previsto (14,9 ME foi o preço de lançamento de concurso público) numa das maiores instalações do género na região a par da ETAR da Companheira em Portimão, cuja primeira pedra da obra foi recentemente lançada como o POSTAL noticiou.
A ETAR de Faro / Olhão nascerá a cerca de três quilómetros a oeste da capital da região, na zona da actual ETAR de Faro Nascente que será desactivada quando a nova infra-estrutura entrar em funcionamento, acontecendo o mesmo à ETAR de Olhão Poente.
A ETAR tratará os esgotos da União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), União de Freguesias de Conceição e Estoi (Faro), da vila de São Brás de Alportel e de Olhão (cidade) e freguesias olhanenses de Pechão e Quelfes. Com esta obra fecha-se o ciclo de investimentos em ETARs em Faro, iniciado com a ETAR de Faro Poente já em funcionamento junto ao aeroporto.
Clique sobre a imagem abaixo para ver a fotogaleria 3 D
O equipamento será, dados os avanços tecnológicos, bem mais pequeno em área do que a actual ETAR de Faro Nascente e a sua instalação vai levar à remoção de equipamentos e lamas existentes actualmente no local, com estas últimas a serem tratadas e depositadas em aterro adequado para o efeito.
Com o encerramento da ETAR de Olhão Poente, os esgotos que ali afluíam passarão a ser transferidos por um colector para a nova estrutura de tratamento de águas residuais junto à cidade de Faro.