Ao percorrer a costa algarvia na sua totalidade irá deparar-se com seis faróis diferentes, tal é a proximidade da região ao mar. Ao listarmos os faróis por ordem decrescente de altura, concluímos que são dois os faróis mais altos do Algarve. Ambos têm 46 metros de altura e pode visitá-los gratuitamente às quartas-feiras, entre as 14h e as 17h.
Considerado um dos faróis mais altos do Algarve, o Farol de Vila Real de Santo António encontra-se junto à fronteira com Espanha e comemorou o centenário no último ano, já que entrou em funcionamento no mês de janeiro de 1923. Conta com uma escadaria com mais de 220 degraus e um alcance de 48 quilómetros. Ainda hoje o farol serve como ponto de referência à navegação de embarcações em águas portuguesas e espanholas.
No topo da tabela dos faróis mais altos do Algarve surge ainda o Farol de Santa Maria, localizado na ilha do Farol, e que tem também 46 metros de altura. Ao contrário do Farol de Vila Real de Santo António, cuja construção nos remete para o século XX, a construção do Farol de Santa Maria data de 1851. Devido à sua localização, a construção deste farol revelou alguma dificuldade.
De salientar que para chegar até à ilha do Farol, onde se encontra o Farol de Santa Maria, terá de apanhar o ferry no cais de Olhão que o levará até à ilha num trajeto que tem a duração de quase 30 minutos. Os dois faróis mais altos do Algarve são visitáveis todas as quartas-feiras entre as 14h e as 17h, contudo, há outros que se encontram abertos no mesmo dia e horário, nomeadamente o Farol do Cabo de São Vicente e Farol de Alfanzina, segundo avança o Algarve Fun.
Leia também: Esta praia fica no Algarve e é uma das maiores do país