Tavira estende-se ao longo das margens do rio Gilão, é a cidade algarvia com mais igrejas, tem um grande legado islâmico e ficará para sempre na história da pesca do atum, através do Arraial Ferreira Neto, convertido no hotel Vila Galé Albacora. As zonas mais animadas da cidade são o Jardim do Coreto e o castelo, contudo, o edifício que se encontra no ponto mais alto de Tavira também está aberto ao público e nem todos o conhecem.
O antigo reservatório de água de Tavira foi inaugurado em 1931 e encontra-se no ponto mais alto da cidade. Durante vários anos serviu para para abastecer a mesma, mas foi depois desativada e abandonada. A demolição do edifício esteve prevista, no entanto, a 13 de junho de 1999 a população votou em referendo pela sua preservação.
Cerca de cinco anos depois, o antigo reservatório de água foi remodelado e tornou-se num ponto de interesse cultural. Foi lá que se instalou a primeira câmara obscura do Algarve, um projeto sustentável que utiliza o sol como fonte de energia, para além de ser uma atração turística para quem visita Tavira.
A câmara obscura que se encontra na Torre de Água é uma espécie de periscópio que capta as imagens em tempo real da cidade, enviando-as para uma tela que se encontra no interior da torre. Quem visita o espaço irá embarcar numa viagem panorâmica pela cidade de Tavira, a partir de um ponto que se encontra a 30 metros de altura. O Câmara Obscura – Tavira Eye está em funcionamento entre as 11h e as 15h, de segunda a sexta-feira.
Leia também: Fica no Algarve e é a maior marina do país