O custo de vida em Portugal tem estado a aumentar ao longo dos últimos anos, no entanto, este varia de cidade para cidade e há algumas regiões de Portugal onde é possível viver de forma mais económica. Assim sendo, tendo como base o preço da habitação e os custos relacionados com a alimentação e transportes, o site Euro Dicas elaborou uma lista com as cidades mais baratas para se viver no país e há uma do Algarve na mesma.
Se procura uma cidade económica para morar, a zona norte do país é aquela onde poderá encontrar mais soluções. Tendo em conta que a lista divulgada pela Euro Dicas considerou apenas as cidades médias de Portugal com número de habitantes a variar entre os 35 e os 100 mil, saiba que Bragança é a localidade cujo custo de vida é mais acessível. Ali, o aluguer de um T1 no centro da cidade pode custar, em média, 260 euros, ao passo que os gastos com o supermercado podem atingir os 200 euros, para duas pessoas.
A segunda cidade mais barata do país encontra-se na região centro. Trata-se de Castelo Branco, uma cidade que se situa a cerca de 2:30h de carro de Lisboa. Neste caso, o aluguer de um apartamento T1 pode custar o dobro de um apartamento semelhante em Bragança. Falamos de um investimento mensal de 400 euros. Os gastos com supermercado podem chegar aos 200 euros, para duas pessoas, ao passo que os transportes exigem um investimento mensal de 22,50 euros.
No terceiro lugar da tabela onde constam as cidades mais económicas de Portugal estão as Caldas da Rainha. Quase a encerrar o Top 10 está uma cidade algarvia, que ocupa a 8ª posição. Se por um lado Portimão é uma das cidades preferidas dos turistas, por outro, é uma das mais baratas para se viver. O aluguer de um T1 na cidade algarvia custa, em média, 715 euros e o investimento em transportes está fixado nos 13,50 euros.
De salientar que Portimão se destaca, sobretudo, por estar perto do mar. As suas praias, nomeadamente a Praia da Rocha, Praia do Vau e Praia dos Três Irmãos, estão entre as mais famosas do país.
Leia também: Saiba onde pode comprar casas de 100 m2 no Algarve por menos de 110.000€