Fica escondida entre Tavira e Pedras Del Rei, a vila que ainda hoje é conhecida como a capital do polvo. Apanhando o barco nesta localidade, a chegada à Praia da Terra Estreita é relativamente rápida e permite-lhe conhecer melhor a Ria Formosa. Durante muitos anos, os residentes desta vila algarvia dedicaram-se à pesca do atum, mas foram os tempos em que a captura do polvo predominou que tornaram este molusco símbolo de Santa Luzia.
A fundação desta pequena povoação data de 1577, ano em que pescadores ergueram uma ermida dedicada a Santa Luzia, protetora daqueles que sofrem de problemas de visão. Já nessa altura a tradição da pesca estava enraizada nos habitantes de Santa Luzia, que primeiro se dedicaram à pesca do atum e cujo legado está presente nas âncoras expostas na Praia do Barril, seguindo-se a aposta na captura do polvo.
A tradição da pesca deste molusco mantém-se desde 1927, embora as quantidades capturadas atualmente sejam cada vez mais pequenas. A vila está também mais desenvolvida e a população começou aos poucos a explorar outro tipo de atividades como fontes de sustento. No entanto, não quer isso dizer que ao final do dia já não se vejam chegar ao cais barcos carregados de polvo.
Onde comer polvo em Santa Luzia?
Prova de que este continua a ser rei em Santa Luzia são os restaurantes que continuam a apostar neste molusco para os seus pratos. Se for até à Casa do Polvo Tasquinha poderá provar açorda com camarão feito no pão, assim como filete de polvo com arroz do mesmo. Por outro lado, ao visitar o Restaurante Alcatruz poderá comer, por exemplo, polvo grelhado com batatas a murro.
Leia também: Conheça o turismo rural que está a oferecer estadias gratuitas a quem for de comboio