A beleza das paisagens é, sem dúvida, o que mais fascina os visitantes quando descobrem os recantos de Portugal. Entre cidades, vilas e aldeias, há sempre alguma história por contar ou curiosidades por desvendar. Esta praia fluvial, tal como a aldeia histórica da qual fica próxima, são dois locais a não perder para quem é fã da história e adepto do lazer.
Um dos locais escondidos e um pouco subvalorizados do nosso país é a Aldeia Histórica de Piódão, que até foi o spot escolhido para um misterioso livro policial, ‘O Crime na Aldeia’ de Lourenço Seruya. Fica apenas a uma hora do centro da cidade de Coimbra e promete encantar quem ainda não conhece a região. É famosa pelas paisagens dignas de Instagram e pelas suas tradicionais casas de xisto.
Piódão conta com apenas 120 habitantes, no entanto, isso não a impediu de ser classificada como imóvel de interesse público, em 1978. A maior parte do seu movimento atual deve-se aos turistas nacionais e estrangeiros.
Nas imediações da Aldeia Histórica do Piódão, no ponto de confluência das ribeiras do Piódão e de Chãs d’Égua, encontrará a encantadora praia fluvial de Foz d’Égua. Uma piscina natural paradisíaca, perfeita para o Instagram. Fica na Serra do Açor, a uma distância de apenas oito quilómetros da aldeia, como nos diz a New in Coimbra.
Este local apetecível é conhecido pelas suas águas límpidas e frescas (que devido à corrente vão talhando os blocos de pedra) em perfeita comunhão com o aspeto rural envolvente. Este aspeto deve-se às variadas construções em xisto desde moinhos, habitações e pontes da aldeia.
Existe um bar com uma esplanada para comer um gelado, beber um café ou simplesmente conviver. Para quem prefere trazer a refeição e fazer um piquenique existe um parque de merendas perto da praia.
Outro ponto de paragem obrigatória por perto é o Museu de Piódão. As exposições presentes conjugam a história do local, as peças antigas até aos equipamentos mais modernos, intuitivos e interativos. Pode também visitar a Capela de São Pedro, caracterizada pelos seus traços simples. No seu interior, tem uma escultura de S. Pedro que remete para o século XVI.
Se precisar de um quarto para ficar na zona, não se preocupe. A Casa da Padaria permite-lhe uma experiência ainda mais imersiva nesta comunidade, ao ficar instalado numa verdadeira casa de xisto. Possui um ambiente rústico e familiar, com quatro quartos disponíveis, todos com casa de banho privativa, aquecimento central e sala de jogos, o espaço perfeito para recarregar energias para o dia seguinte.
Para mais informações acerca da Aldeia Histórica de Piodão, clique aqui.
Leia também: Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve