Apesar da expressa proibição de beber álcool no interior da carreira de barcos que Iigam Tavira à Ilha de Tavira, uma dúzia de espanhóis festejavam com álcool, no passado domingo de manhã, a bordo de um dos barco que se dirigia para a Ilha de Tavira.
Nas imagens exclusivas e recolhidas pelo jornal POSTAL de ALGARVE, pode-se ver o fácil consumo de álcool em ambiente de festa com consumo de moscatel, travessa de bolinhos e muita animação… olé!
A situação deixou os passageiros que assistiram consternados e apreensivos, mas houve quem aproveitasse o momento para tecer um comentário irónico dizendo que “Esses até no inferno comemoram!”
A situação aconteceu em total impunidade, apesar de saber-se que a taxa de incidência acumulada em Espanha ter subido esta sexta-feira para 537 casos por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, quando a incidência nacional portuguesa, de novos casos de infeção acumulada a 14 dias, é comparativamente bastante menor, com 356 casos.
A região do Algarve tem sido motivo de preocupação por parte das autoridades portuguesas ao abrir portas à época alta com a maior taxa de incidência de Portugal: mais de 800 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes, com seis os concelhos algarvios no top10 da incidência no país, sendo Albufeira e Loulé os que liderarem a lista. E a tendência é ainda crescente.
Portugal é quinto país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção
Portugal passou na última semana de quarto para quinto país da União Europeia (UE) com mais novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes, indicador em subida generalizada.
Nos dados do ‘site’ estatístico Our World in Data, Portugal tem uma média de 318,8 novos casos diários por milhão de habitantes nos últimos sete dias, enquanto Chipre apresenta uma média de 1.113,9, Países Baixos de 588,8, Espanha de 498,13 e Malta de 455,87.
Os países da UE com menos novos casos continuam mais a leste: Polónia com 2,28, Roménia com 2,94, Hungria (4,26) e Eslováquia (4,76).
Embora não esteja na União Europeia, o Reino Unido surge entre os países europeus com os números mais elevados e uma média de novos casos a sete dias de 665 por milhão de habitantes.
Entre os países do resto do mundo com mais de um milhão de habitantes, Portugal desceu do 15.º para o 17.º lugar numa lista encabeçada por Chipre, Reino Unido, Botswana (652,4 novos casos) Países Baixos, Tunísia (587 novos casos), Cuba (547), Espanha e Colômbia (471).
A média de novos casos nos últimos sete dias na União Europeia situa-se em 128,11, subindo dos 83 da semana passada e no mundo em 66, quando na semana passada era de 56.
Quanto à média diária de mortes atribuídas à covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal continua o terceiro país da lista de países da União Europeia, com uma média de 0,71, superior às 0,66 registadas no início da semana passada.
Acima de Portugal estão Grécia e Chipre, com uma média diária de 0,7 mortes atribuídas à covid por milhão de habitantes nos últimos sete dias.
No resto do mundo, Namíbia (28,95), Tunísia (13,77) e Colômbia (12,85) são os países com mais de um milhão de habitantes em pior situação.
Em termos de vacinação, em números atualizados no domingo no Our World in Data, Portugal tem 45,69 por cento da população completamente vacinada, um pouco acima da média de 42,46% da União Europeia.
A covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.