Foi no domingo, 4 de Julho, que se viveu o que ainda não se tinha experienciado em Cabo Verde – uma equipa portuguesa, mais concretamente de Tavira, vence o campeonato do mundo de pesca grossa.
O Blue Marlin World Cup realiza-se todos os anos, em todo o mundo, respeitando o fuso horário de cada país, agrupando este ano um total de 122 embarcações. Ao contrário dos demais concursos, neste existe apenas espaço para a equipa que captura o maior peixe e, por isso, o pódio só tem um lugar – o primeiro.
A Team Number One que levou a sua paixão por esta modalidade culminar na criação da Lusopeche – empresa dedicada à pesca desportiva e sediada em Tavira – decidiu tentar a sorte, pela primeira vez, nesta competição que contou com 122 embarcações.
Um marlin azul de 478 kgs, capturado pelo capitão Manuel Rodrigues a bordo do Blue Hunter, embarcação detida e coordenada por Manuel Viana, deu a vitória a esta equipa que levou, sempre, Portugal ao peito. Se já era inédito uma vitória portuguesa nesta competição, mais inédito ainda foi que até a amostra usada para capturar aquele belo exemplar, era portuguesa e fabricada por João Fronteira. Uma vitória 100% portuguesa, com certeza, como gostamos de dizer por cá.
Os 5 elementos da equipa, Manuel Rodrigues, Carlos Miranda, Roberto Miranda, Michel de Azevedo e Antony Davoust, todos de nacionalidade portuguesa, viveram o sonho junto de Manuel Viana que, pela primeira vez, viu a sua embarcação ser palco do 1º lugar nesta competição tão prestigiada.
Um domingo, sem dúvida, especial para esta equipa, mas especial para uma nação que, uma vez mais, se afirmou junto do mundo como a melhor também nesta modalidade desportiva.