Os enfermeiros apresentaram no último mês, em vários hospitais do país, mais de mil escusas por falta de condições para cuidar dos doentes com segurança e qualidade. De acordo com o “Jornal de Notícias”, só no Hospital de Leiria foram apresentados 1106 pedidos.
O presidente da secção regional do centro da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ricardo Correia de Matos, diz que as mais de mil escusas do Centro Hospitalar de Leiria significam que “em quase todos os turnos há vários pedidos”. A maioria está relacionada com “défice de pessoal e dinâmicas de serviço”.
A bastonária dos enfermeiros, Ana Rita Cavaco, diz que, “em Faro, praticamente todas as equipas do serviço de urgência apresentaram escusas”. A bastonária afirma que vai proceder ao levantamento exaustivo das mesmas.
Os médicos também têm apresentado escusas, garante o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, destacando as especialidades de Pediatria, Obstetrícia e Cirurgia Geral de diversos hospitais. Para além disso, vários médicos com funções de chefia têm-se vindo a demitir desde outubro. A OM descreve a situação dos hospitais públicos como “explosiva”.
– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL