Os signatários da petição “Apoiar os Enfermeiros do Algarve” serão ouvidos hoje, às 14:00, na Assembleia da República.
“Em causa 500 enfermeiros algarvios prejudicados no desenvolvimento na carreira e consequentemente na progressão salarial porque a ex e actual Administração do Centro Hospitalar do Algarve e atual Conselho Diretivo da ARS Algarve continuam sem concretizar os compromissos assumidos”, explica a Direcção Regional de Faro do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) em comunicado.
A petição subscrita por 4.715 cidadãos exige que “as administrações cumpram os acordos alcançados com o SEP, em representação dos enfermeiros”.
“Em reunião com os deputados eleitos pelo Algarve, dos vários partidos, todos foram unânimes em afirmar que havendo compromisso, deve ser cumprido”, salienta o sindicato, acrescentando que “tanto o BE como o PSD em 2020 questionaram o Governo sobre se tem conhecimento dos acordos e se daria instruções para que fossem cumpridos. Até hoje não obtiveram qualquer resposta”.
A expectativa dos enfermeiros é que “no seguimento da audição seja aprovada uma recomendação ao Governo, no sentido de que faça cumprir os acordos estabelecidos entre o SEP e a ARS Algarve e o CHUA, no fundo, a base da negociação coletiva”.