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Edição Papel, Política, Sociedade

Empreitada de reabilitação da marginal de Vila Real de Santo António representa investimento de €600.000 com conclusão prevista para junho

Ministra da Agricultura
apresentou a empreitada de
reabilitação da marginal

10:00 4 Março, 2023 12:14 2 Março, 2023 | POSTAL
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A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, esteve presente, em Vila Real de Santo António, na cerimónia de apresentação da empreitada de reabilitação da marginal vila-realense, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”

Segundo a autarquia, “a intervenção representa um investimento de 585 mil euros, cofinanciado pelo programa Interreg e pelo projeto transfronteiriço ‘ATLAZUL’, e contempla a construção de uma nova retenção marginal em enrocamento ao longo da frente ribeirinha de Vila Real de Santo António, assim como a instalação de novas defensas e escadas no cais existente”.

Fotos D.R.

As obras incluem ainda a reparação da estrutura da retenção marginal existente no Rio Guadiana, bem como a instalação de novas bilheteiras e sanitários.

Para a ministra da Agricultura, a empreitada permite “a construção de um futuro coletivo» e representa a congregação de esforços entre o domínio público e privado”.

Por outro lado, evidenciou o carácter estratégico da obra, tendo em consideração a valorização da marginal da cidade e os milhares de passageiros internacionais e viaturas transportados na fronteira marítima do Guadiana.

Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, a intervenção consolida a estrutura física do Rio Guadiana e representa um dos desafios para a requalificação global da zona Norte da cidade, considerada “um dos grandes objetivos deste executivo”.

De acordo com Sérgio Faias, presidente do conselho de administração da Docapesca, “a empreitada de reabilitação da marginal de Vila Real de Santo António está dividida em quatro troços de intervenção”.

O primeiro (110 metros) incide sobre o Porto de Pesca e a estrutura de retenção existente, enquanto o segundo (300 metros) abrange a extensão do cais comercial. O terceiro e o quarto troços de intervenção (35 e 120 metros) compreendem a área entre o cais comercial e o porto de recreio e preveem a nova retenção marginal em enrocamento.

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